Vou aproveitar que Salsa deu uma saidinha para descansar da maratona ouropretense e falarei de um cara que já passou por aqui: André Previn. Ele é um músico de primeira, que trafega com desenvoltura no plano popular e no erudito, além de ser um excelente arranjador. Eu gosto especialmente da força e da veemência com que ele encara as teclas do seu piano.
O disco que eu agora apresento é o After hours, em que se faz acompanhar por seus parceiros Ray Brown (baixo) e Joe Pass (guitarra). Esse disco foi gravado em 89, após um mergulho do nosso pianista nas águas eruditas. Quando eu o ouvi pela primeira vez julguei ser um daqueles bons discos dos anos cinqüenta em que Previn destilava sua força juvenil com toda alegria. O cd está recheado com bons standards nos quais nossos heróis injetam boa dose de swing e sentimento.
Deixarei There will never be another you e Honeysuckle Rose no podcast Quintal do Jazz para vocês avaliarem.
5 comentários:
Vinhas, meu velho. Eu gosto do Previn mas tenho desenvolvido alguma prevenção contra Joe Pass. Parece que ele só toca bem quando provocado. Os seus discos solos são tediosos - especialmente quando toca baladas. Aqui até que ele manda bem - talvez empurrado pela mão pesada/percussiva de Previn.
Previn, antes dos trinta, era diretor da musical da MGM na década de 50.Período que prenunciava a televisão e um estúdio de cinema mantinha mais músicos em sua folha de pagamento q vários pelotões militares completos.Abandonou pra sustentar-se na carreira clássica.Tem várias virtudes distantes da batuta e do piano: mulherengo e sedutor incansável , poliglota ,com amplo domínio da escrita e fluência absurda no inglês,francês, alemão e até mesmo vietnamita (naturalidade de dois filhos adotivos).Essa é a gravação final de Pass que morreria alguns meses depois da saída do estúdio Concordo que as gravações de Pass tem que ser escolhidas a dedo, pois soam repetitivas diante de sua facilidade virtuosística.Salvo a opinião do luminar cjubiano Beto Kessel.Edú.
maldade de vocês. Pass é gênio!
Sr.Vinyl, vá pesquisar, pois André Previn tem coisas muito melhores que esse album com o chato de Joe Pass.
Postar um comentário