quarta-feira, 24 de junho de 2009

Shirley Horn - I remember Miles

Como reflexo do meu confesso e galopante celibatarismo, eu não tenho dado muita chance para a mulherada aqui no meu espaço. Ouvir uma fêmea sussurando palavras de amor no pé do ouvido é o tipo de tentação a qual não consigo resistir. Mas, em nome do jornalismo verdade, eu me arriscarei nessa missão.


Já falei aqui no meu blog que minha paixão é Anita O'Day, mas a beleza circula por aí sem pedir licença, despreocupada, em diversas outras formas. Nem sempre formosas como a minha Anita, mas sempre belas em suas peculiaridades. Uma delas é Shirley Horn, que sabe como poucas, com sua voz grave e levemente rouca, como interpretar uma balada.


Ouço-a agora em uma homenagem ao polêmico Miles Davis. Miss Horn escolheu aqueles temas por ele interpretados e que mais se aproximam de seu (dela) estilo (para alguns arrastado demais) e se cercou por todos os lados com um pequeno grupo bastante representativo do jazz, que se revezaram nas gravações: Hargorve, Carter e Ables (baixo), Steve Williams e Al Foster (bateria), Toots (harmônica) e Buck Hill (tenor [que eu não conhecia] - dono de um belo sopro).


Pode comprar que o resultado é muito bom. Tanto que eu me empolguei e estou saindo para a esbórnia. Fui!!!


Ouçam ali no podcast Quintal do Jazz.


Link: Here!

6 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Excelente pedida. Me inspira a postar algo de um(a) dos(as) grandes vocalistas do jazz!!!
Shirley Horn, apesar de emérita cantora de baladas, também possui um swing fantástico, vide a versão de I Got Plenty O' Nuttin'.
Abração!

Salsa disse...

Sim, Érico, Shirley também tem um belo swing, mas, nesse quesito, ainda sou mais a Anita.
Ficarei aguardando o post sobre divas.
Abraços,

John Lester disse...

Sem comentários.

Grande abraço, JL.

edú disse...

Shirley Horn é “gênia” da música e do jazz.Sua associação de cantora q acompanha a si própria no piano há mantém inatingível até nossos dias, mesmo após sua morte.

Salsa disse...

Lester,
sem comentário. Volte sempre.
Edú,
A Shirley é "gênia", mas não me arriscaria a dizer que é inatingível em sua arte. Convoco aqueles que apreciam cantoras que se acompanham para darem suas opiniões.

edú disse...

Prezado Salsa,
não sou alheio as excelentes Patrícia Barber (minha favorita) e Dena Derose na atualidade.Ambas explorando a mesma seara q elevou Shirley.