sábado, 28 de junho de 2008

Chico Hamilton - The original Ellington suite

Não posso deixar de indicar a indicação feita por Sérgio Sônico. Baixei (direto do sítio do nosso herói do dia) e ouvi a The original Ellington suite, defendido pelo grupo liderado por Chico Hamilton - gravado no final dos anos cinqüenta.
Meninos, o que ouvi? Arranjos sutis, músicos fenomenais e um resultado final seis estrelas com louvor. Chico Hamilton posiciona-se como todo bom baterista que ocupa o lugar de band leader: deixa o povo tocar, sem impor a porradaria peculiar aos bateristas atuais. Condução exemplar desse mestre. Quando vocês ouvirem o disco, observem os naipes de cordas e de sopros - parece uma orquestra completa, mas quem está lá são apenas três músicos: Nate Gershman (violoncelo) e Hal Gaylor (contrabaixo), e Eric Dolphy (sax alto, flauta, clarinete). O grupo se completa com boa guitarra de John Pisano, cuja participação é de solene elegância.


Fica difícil destacar uma faixa em especial - é daqueles discos para se ouvir todo, sem saltos (em cada faixa é reservado aos músicos espaço suficiente para que eles mostrem suas capacidades de criar sobre o tema), mas Eric Dolphy com seu sopro normalmente ríspido, faz um solo magistral em A sentimental mood, com todo sentimento que o tema merece.


Sem mais delongas, cliquem aqui para vocês se deleitarem com essa obra de arte. O disco está completo.

8 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Deu vontade d conferir. Am... Vim dizer q indiquei o Jazzigo numa postagem datada d hj e intitulada "Ela, a inescapável".

Posso falar? Tem me dado vergonha, mta vergonha do q escrevo, mas... A cara-d-pau impera, thank God!

Vlw e abraço!

Salsa disse...

Valeu Vinyl,
O som é de primeira, mesmo. Gostei do quintal do jazz. Enfim, saímos do cemitério e fomos para o jardim.
Gabriela,
Depois a gente se vê por aí.

Anônimo disse...

Até q enfim algém se lembrou dessa pérola. Considero esse album um dos 100 maiores da história do Jazz e, como Vc disse, é pra se ouvir com calma e bastante atenção

Gabriela Galvão disse...

Salsa,

Nem precisamos nos ver, ñ. Os dez contos ficam por conta da sua grosseiria. Eu queria era entender aquela estória, mas agora, puff... Deixa p/ lah!

ReAl disse...

Ih, o Salsa levou um puxão de orelha... ao som de Chico Hamilton.
Briga com ele não, Gabriela. No fundo, no fundo, ele é um bom rapaz.

Gabriela Galvão disse...

huauhahauauh... Tb acho q sim, Vinyl...

Alívio, queirdo Salsa. Quiser falar mais disso, m.gab.galvao@gmail.com, pode publicar pq tah disponível no meu perfil, msm...

Bjs nos dois. Nos três. ; )

cd disse...

Salsa e Vinyl,
In a sentimental mood quase me fez chorar. A canção que já é linda ficou soberba. Eric é realmente excepcional.

Anônimo disse...

grqpytdifuitkaxee... nail fungus treatment, haGHshb.