sábado, 3 de janeiro de 2009

Jazz Sahib

Ontem, sol rachando a moleira, fomos à praia, eu e as crianças. Objetivo 1: comprar uma prancha de surf (surfboard) e, 2, pegar umas ondas. É isso. Só assim para eu fazer exercício - dentro d'água, do marzão azul/verde de Manguinhos. Mar pequeno, para aprendizes, tostamo-nos ao ponto de camarão.


Na areia, enquanto as crianças nadavam, pluguei-me no mp3 e fiquei curtindo o bom disco Jazz Sahib, safra 1957, capitaneado pelo baritonista Sahib Shihab. Ao seu lado estão Phil Woods e Benny Golson (sax alto e tenor, respectivamente). A sessão ritmica conta com duas formações: uma com Hank Jones (piano), Paul Chambers (baixo) e Art Taylor (drums) e outra com Bill Evans (piano), Oscar Pettiford (bass) e mantém Art Taylor (drums).



O som pode ser aproximado ao do disco Wilburn & Coltrane aqui postado há poucos dias, com boa dose de blues e com algumas faixas soando um clima a moda de Mingus em seus bons momentos (The moors, por exemplo, em que Shihab faz um solo excepcional) . Eu achei uma boa aquisição. espero que vocês curtam a faixa que deixei no podcast Quintal do Jazz


4 comentários:

Anônimo disse...

Queiram ou não, e isto não tem nada a ver com listas, há níveis de excelência entre os instrumentistas. Assim, o baritonista Sahib Shiab está no mesmo nível dos também baritonistas Gerry Mulligan, Serge Chaloff, Pepper Adams,Nick Brignola, Scott Robinson, Joe Temperley, Ronnie Cuber, entre outros.

ReAl disse...

Concordo com seu ponto de vista, Olmiro,
Infelizmente, eu mesmo não tenho uma discografia representativa de baritonistas. O som desse disco me agradou muito. Procurarei alguns outros por aí.

Anônimo disse...

Dificil uma atual querer ou gostar de ouvir isso, mas a "povocatriz da cicatriz" certamente.
Puxa esse Post me fez lembrar do Sanja, Jazz e Blues, do espaço delicioso quase porão na frei caneca.

NdS disse...

Gracias, muchas gracias.