domingo, 24 de fevereiro de 2008

Mountain in the clouds

Miroslav Vitous é um cara que, na minha discoteca, tem amargado um certo ostracismo. Ouvi mais quando jovem e movido pelo rock'n'roll. Eu, assim como diversos outros da minha geração, me aproximei do jazz por causa do som do Weather report, banda da qual Miroslav participou. O som eletrificado propiciava maior transitividade entre os jovens. Naquele período, no início de sua carreira musical, Miroslav andou encarando a guitarra, mas, para mim, ele foi e sempre será um grande baixista. Agora, por exemplo, estou ouvindo um dos seus solos num tema do cd Mountains in cloud, o seu primeiro como líder, gravado em 1969. Encontramos aqui a semente sonora que gerou o Weather Report. Os jovens músicos d'antanho, agora encastelados no Olimpo (seria a mountain in the clouds?), abraçaram a linguagem fusion e fizeram um bom disco do gênero. O som pungente do baixo de Vitous soa sem constrangimentos entre os acordes de Hancock, os pedais de McLaughlin, o metralhar (às vezes excessivo) de Dejohnette (Joe Chambers participa das duas últimas faixas) e o fraseado ríspido do saxofonista Henderson. É um disco histórico para os apreciadores do som fusion. Deixarei Freedom jazz dance e Epilogue para vocês se divertirem.


Um comentário:

Sergio disse...

Valeu pela lembrança. Virei fã de carteirinha do Joe Chambers e creio ser por isso tenha lembrado de mim ao postar este álbum. Isso pq andei insistindo no Miroslav, mas não consegui me encantar não. Posso ter escolhido os álbuns errados... Porei este na busca.
Um abraço.