quinta-feira, 30 de julho de 2009

Guitar & basses

A duocentésima qüinqüagésima oitava postagem será dedicada a um guitarrista. Um guitarrista ousado que, como poucos, soube explorar as possibilidades sonoras do seu instrumento. O nome do cara: Jim Hall.

A minha pretensão é justamente mostrar a face criativa de Jim. O disco que escolhi privilegia bastante o lado experimental desse grande instrumentista: Jim Hall & Basses. Os baixistas, no caso, são David Holland, Scott Colley, Charlie Haden, George Mraz e Christian McBride - querem mais? Aliás, creio que esse disco é um prato cheio para os baixistas: eles dão um show e tanto (em alguns momentos me fizeram esquecer que o disco é de Hall)


Aqui encontramos Hall jogando com seus parceiros de modo bastante curioso. Vocês poderão observar como ele brinca com a harmonia em todas as faixas. No encarte, Hall diz que, para ele, o baixo é uma extensão da guitarra. Assim sendo, ele busca fazer dos seus acordes uma ampliação da harmonia do baixo. A brincadeira visa, enfim, a ampliação dos limites da música.

O fato é que Hall aqui se mostra mais atual do que muitos jovens músicos. Enfim, essa sempre foi sua peculiaridade (lembrem-se dos seus trabalhos com Giuffre). Encontram-se no disco cenas bastante experimentais - Abstract 1, 2, 3 e 4 (com Haden, Colley e Mraz), cenas curiosas como Hall usando violão de doze cordas (End the beguine - com Holland) e releituras bastante atuais de clássicos como All the things you are (com Mraz) e Besame mucho (com Colley). Destaco também a faixa Don't explain (com Haden). Mas McBride é grande: as faixas em que ele participa são as que mais me agradaram (Bent blue e Dog walk) - talvez por soarem mais mainstream.

Deixarei duas ali no podcast do Jazz Contemporâneo

Link: Here

4 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Grande Salsa,
A guitarra do Hall é belíssima, parece que as suas cordas são de veludo, tamanha é a sua delicadeza.
Gosto muito do Concierto, acho que esse disco é um dos mais representativos de sua carreira.
E ele adora trabalhar com baixistas, né? Tem um disco com o Ron Carter que é muito legal (além dos discos gravados em duo com o Bill Evans, maravilhosos).
Abração!

Salsa disse...

Eu curto os trabalhos dele com Desmond (tenho uma caixa da mosaic). Concierto é um disco sublime - muito delicado.
Valeu a visita

Gabriela Galvão disse...

Pra variar, perdi o comentário (eu ñ sei q q falta ou fiz eerado, mas ñ dah p saber pra qual post eles vão. d qq forma, se vc falou q era dia do orgasmo, tinha q ter ido pro do dia 31, mas ñ tem nada lah...), aff

Dia 31 foi dia do orgasmo, mas dia 29 foi o seu. Parabéns atrasado vale? Parabéns.


; )

Salsa disse...

Meu dia? Já passou e eu nada aproveitei? Pô, Gabi, valeu, apesar de não saber bem o motivo...
Como o dia 31 já passou também, esperarei até o próximo ano.