Quando comecei a ouvir o disco The Basie Bunch - Cool too exclamei: esse é o Basie que eu curto! Basie com grupos pequenos e muito, muito swing. Maravilha pura! Mas eu estava enganado. Não se tratava de Count Basie mas sim de seus sidemen.
 O disco é uma coletânea de gravações produzidas por John Hammond para a Vanguard. As sessões foram realizadas no período de 54 a 58 e lideradas por figuras como Jo Jones, Buck Clayton e Joe Newman. O principal fator que me fez dançar no teste promovido por Vinyl (sim, ele ainda está vivo - mas com muita preguiça) foi que os pianistas Johnny Acea, Nat Pierce, Bobby Henderson, Hank Jones e Ray Bryant, como destaca Jack Sohmer na página JazzTimes, tentam mimetizar a pegada de Count Basie. Fato que me deixou durante um bom tempo pensando que se tratasse do nosso herói.
O disco é uma coletânea de gravações produzidas por John Hammond para a Vanguard. As sessões foram realizadas no período de 54 a 58 e lideradas por figuras como Jo Jones, Buck Clayton e Joe Newman. O principal fator que me fez dançar no teste promovido por Vinyl (sim, ele ainda está vivo - mas com muita preguiça) foi que os pianistas Johnny Acea, Nat Pierce, Bobby Henderson, Hank Jones e Ray Bryant, como destaca Jack Sohmer na página JazzTimes, tentam mimetizar a pegada de Count Basie. Fato que me deixou durante um bom tempo pensando que se tratasse do nosso herói.A coletânea reúne 12 faixas de primeira linha. Daquelas que tornam difícil escolher qual é a melhor. Para vocês terem uma idéia do que se trata, sintam só os times que participam do disco: duas faixas estão aos cuidados do grupo de Joe Newman - com Frank Wess, Frank Foster e Matthew Gee; outras três com Jo Jones (em dois grupos distintos - duas com Lucky Thompson, Emmett Barry, Benny Green, Nat Pierce, Freddie Green e Walter Page, uma com Ray e Tommy Briant); Joe Williams e seus comparsas Berry, Vic Dickenson e Marlowe Morris cuidam de mais três (essas faixas foram retiradas de A Night At Count Basie's); As outras quatro saíram do disco Buckin' the blues, do grupo liderado por Buck Clayton: Vic Dickenson, Jo Jones e Earl Warren.
Gostei bastante da coletânea. A rapaziada consegue manter o espírito musical de Basie presente em todas a sessões. Indico sem restrições. O melhor: eu vi esse disco na Amazon (semi-novo/novo) por U$ 0,99.
Enquanto vocês não compram, ouçam ali no podcast quintal do Jazz.
Link: Here
 
 
2 comentários:
Caro Salsa,
Muito boa essa coletânea - um elenco estelar. O Conde, tal qual o Duque, era ótimo também para escolher os músicos com quem tocava - que o diga o glorioso Pres (sobre quem escrevi uma resenha e postarei brevemente).
Abração!!!
Valeu, Érico,
Vou atrás dos discos dos quais foram retiradas essas faixas.
Postar um comentário