domingo, 12 de julho de 2009

Count Basie?

Quando comecei a ouvir o disco The Basie Bunch - Cool too exclamei: esse é o Basie que eu curto! Basie com grupos pequenos e muito, muito swing. Maravilha pura! Mas eu estava enganado. Não se tratava de Count Basie mas sim de seus sidemen.


O disco é uma coletânea de gravações produzidas por John Hammond para a Vanguard. As sessões foram realizadas no período de 54 a 58 e lideradas por figuras como Jo Jones, Buck Clayton e Joe Newman. O principal fator que me fez dançar no teste promovido por Vinyl (sim, ele ainda está vivo - mas com muita preguiça) foi que os pianistas Johnny Acea, Nat Pierce, Bobby Henderson, Hank Jones e Ray Bryant, como destaca Jack Sohmer na página JazzTimes, tentam mimetizar a pegada de Count Basie. Fato que me deixou durante um bom tempo pensando que se tratasse do nosso herói.


A coletânea reúne 12 faixas de primeira linha. Daquelas que tornam difícil escolher qual é a melhor. Para vocês terem uma idéia do que se trata, sintam só os times que participam do disco: duas faixas estão aos cuidados do grupo de Joe Newman - com Frank Wess, Frank Foster e Matthew Gee; outras três com Jo Jones (em dois grupos distintos - duas com Lucky Thompson, Emmett Barry, Benny Green, Nat Pierce, Freddie Green e Walter Page, uma com Ray e Tommy Briant); Joe Williams e seus comparsas Berry, Vic Dickenson e Marlowe Morris cuidam de mais três (essas faixas foram retiradas de A Night At Count Basie's); As outras quatro saíram do disco Buckin' the blues, do grupo liderado por Buck Clayton: Vic Dickenson, Jo Jones e Earl Warren.


Gostei bastante da coletânea. A rapaziada consegue manter o espírito musical de Basie presente em todas a sessões. Indico sem restrições. O melhor: eu vi esse disco na Amazon (semi-novo/novo) por U$ 0,99.


Enquanto vocês não compram, ouçam ali no podcast quintal do Jazz.


Link: Here

2 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Caro Salsa,
Muito boa essa coletânea - um elenco estelar. O Conde, tal qual o Duque, era ótimo também para escolher os músicos com quem tocava - que o diga o glorioso Pres (sobre quem escrevi uma resenha e postarei brevemente).
Abração!!!

Salsa disse...

Valeu, Érico,
Vou atrás dos discos dos quais foram retiradas essas faixas.