quinta-feira, 9 de julho de 2009

Bill Evans: Gus Wildi recordings

Gus Wildi, até onde eu sei, foi o fundador do selo Bethlehem. Um selo por onde circulou grandes nomes do jazz. Sob a tutela de Wildi foram gerados alguns momentos curiosos da história desse estilo, que têm sido editados e publicados para a alegria dos colecionadores.

Recentemente, eu descobri que um dos discos aqui comentados - Jimmy Knepper - foi resultado de sessões promovidas por Gus Wildi, que também foram publicadas como parte do legado de Bill Evans, intitulado Complete Gus Wildi Recordings (1957/1959), mas eu prefiro ainda achar que Bill está aqui mais como sideman do que como líder. O disco está mais para Mingus e Knepper.

Além das faixas publicadas no disco de Knepper (onde encontrei a sonoridade de Gene Quill, e que eu ainda acho as melhores dessas sessões), há várias outras em que se percebe um clima totalmente despojado dos músicos. Momentos como Nouroog e New York Sketchbook, em que são narradas passagens sobre o jazz, são uma divertida viagem. Outras passagens, como em determinado momento de Slippers, o clima é de total experimentação. E não se poderia esperar outra coisa quando estão reunidos Bill, Mingus, Chambers, Cobb, além do citado Knepper.

Outra curiosidade é a participação de Frank Minion, cantor underrated, que manda ver de um modo, digamos, "outside", em versões de So what, All blues e 'Round midnite (essas faixas foram gravadas pouco tempo depois do lançamento de Kind of blue, em 59).

Deixarei duas ali no podcast Quintal do Jazz

O link: here

9 comentários:

Celijon Ramos disse...

Salsa,
Isso é que é um bálsamo...

Salsa disse...

Aguarde,
Virão coisas melhores...

Érico Cordeiro disse...

Mr. Salsa,

Não conhecia esse disco - inclusive achava (e muita gente onde pesquisei também) que a única colaboração entre Mingus e Evans tivesse sido o álbum East Coasting (também da Bethlehem, de 1957).
Vou dar uma procurada, pois parece ser bem raro e interessante.
Abração!

John Lester disse...

Prezado Mestre, eis cá saudável novidade.Quase perfeita, não fosse o cantador.

Mais devo avisar que as tais "Complete on Bethlehem" são quase sempre minúsculas, como é o caso do Complete John Coltrane on Bethelehem, repleta de bonus tracks e bastante pouco representativa.

Obrigado pela indicação, JL.

Frederico Bravante disse...

O grande erro de Evans foi unir-se a Miles. Argh!

Salsa disse...

Prezado érico,
As gravações são justamente desse período. Vai ver são sobras de gravações.
Lester,
Isso é um fato. São apenas dois cds e o papel de Bill, como disse no post, é pequeno.
Bravantes,
Não fique bravo com Bill, nem antes, nem depois.

pituco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
pituco disse...

signori salsa-san,

bill evans side, líder, ensaiando...ao piano é piramidal.

valeô a dica(embora os links não estejam funcionando)

ouvindo aqui no podcast...55th street blue bom pacas...

abraçsonoros
ps.havia postado commentário anterior a esse, mas o servidor acusou algum erro...mistérios internéticos

Salsa disse...

Também estou com dificuldades do lado de cá. Algumas páginas simplesmente não aparecem. Até o google está complicado. Tentarei achar outro link.