sexta-feira, 8 de maio de 2009

Jack Sheldon

Estava eu em busca de interpretações de temas de Cole Porter (pretendo fazer uma pequena apresentação com algumas de suas peças) quando deparei-me com um bom disco do trompetista Jack Sheldon. Para quem não sabe, ele é um dos proeminentes nomes do jazz da costa oeste dos Estados Unidos. Sheldon trabalhou, entre outros, com Giuffre, Pepper, Wardell Grey, Stan Kenton e Bill Berry.


O camarada começou precocemente. Com treze anos, ele já estava encarando a lida no campo musical. Rapidamente tornou-se conhecido pela sua performance com o trompete e também pelo sua presença de palco. Bem humorado, Jack conseguia envolver sua platéia com sua bela música e com os pequenos "causos' e piadas que costumava intercalar seus solos. Essa sua "presença" acabou por levá-lo a atuar em programas da tv americana.


O disco que agora está na minha radiola - The quartet & the quintet - reúne gravações feitas em 1954 (quarteto) e em 1955 (quinteto). Jack, vocês perceberão, tem um sopro aberto, firme, privilegiando o registro médio (o que dá aquela sonoridade mais aveludada, próxima do flueghel) e de fraseado fincado no bop. Nas primeiras sete faixas, Jack está acompanhado por Walter Norris (p), Ralph Pena (b) e Gene Gammage (ds). Nas outras sete, o time inclui o grande Zoot Sims (ts), Walter Norris (p), Bob Whilock (b) e Lawrence Marable (ds). Achei o disco muito bom e recomendo sem titubeios.


Ouçam dois temas ali no podcast Quintal do Jazz.


O link: Here!




6 comentários:

João Luiz disse...

O trumpetista "west coaster" Jack Sheldon (muito melhor que Miles Davis) teve sua fase brilhante nos anos 50-60. Ainda vivo, continua tocando e gravando. Excelente o disco em questão, especialmente o grupo que inclui Zoot Sims. Boa pedida mr.Salsa!

Érico Cordeiro disse...

Bravo!!!
Linda versão de "Get Out Of Town" - o piano é sensacional. "Groovus Mentus" também é ótima. Jack Sheldon é um dos vários músicos que empresta seu talento no excelente "Modern Jazz Classics", do grande Art Pepper.
Ótimo post e ótimas músicas.
Abs.

John Lester disse...

Prezado, gostaria de convidá-lo a participar de nossa festa de aniversário.

Grande abraço, JL.

figbatera disse...

Muito bom, Salsa, já baixei as faixas.

Salsa disse...

Valeu, prezados amigos,
Tentarei achar mais coisa desse nível.

Sergio disse...

Disquin bom hein, seu Salsa?!