terça-feira, 5 de maio de 2009

Howard McGhee is back in town

Porque hoje é dia de jazz. Sim, em Vitória o jazz tem dois dias específicos: segunda e terça. Mas hoje, para variar um pouco, eu não tocarei jazz. Tocarei alguns bons sambas de Ismael, Rosa, Cartola e por aí a fora. Pelo menos até ali por volta da meia noite. Daí em diante a conversa será outra: a de sempre: o jazz.

Aqui, o assunto não é outro. Jazz, jazz e mais jazz. E falarei do mesmo que tenho falado acrescentando um outro molho. Phineas Newborn Jr, extensão do piano, agora como sideman de outro grande músico Howard McGhee, ou Maggie, como carinhosamente o tratavam seus amigos. O disco é Maggie's back in town, gravado no dia 26 de junho de 1961, em Los Angeles. O título é o do tema composto por seu parceiro Teddy Edwards, que não participa dessa gravação.

Howard, indiscutivelmente um dos grandes trompetistas que emergiram no jazz, reuniu seus amigos Phineas Newborn, Leroy Vinnegar e Shelly Manne, "o" baterista da costa oeste, para nos legar uma sensacional sessão. Destaque-se que McGhee é um daqueles caras que vivenciaram vários períodos da história do jazz e, como poucos, adaptou-se priomorosamente às novas linguagens. Como a mudança é do seu feitio, diz-nos Maggie, no encarte, que nessa sessão há um novo trompetista, não mais preocupado em percorrer todo o instrumento, voluptuoso, atrás de todas notas possíveis. No disco que lhes apresento, a explosão do jovem McGhee é substituída por uma escolha mais "pensada" das notas a serem usadas em seus improvisos. Completely cool, pal!

Ouçam ali no podcast Quintal do Jazz como Newborn e McGhee, em Demon chase, trocam figurinhas. Obviamente, eu não poderia deixar de apresentar a faixa-título Maggie's back in town. Aumentem o volume e relaxem.

link: Here

6 comentários:

jazzlover disse...

Obrigado amigo, por este McGhee gosto muito.
Vou entrar no seu email para postar um link, espero que goste tb.

Salsa disse...

Ao seu dispor, meu caro. Esse disco me agrada bastante.

jazzlover disse...

Não encontrei seu email em sua pagina inicial assim sendo vou postar aqui mesmo:
Hidehiko Matsumoto

http://rapidshare.com/files/222208119/HidehikoMatsumoto_TheFirstBySleepy.zip

figbatera disse...

Muito bom!
Um quarteto "da pesada", um jazz "de primeira".

Sergio disse...

Meu computador fez água pelo feriadão inteiro. É incrível como essas maquininhas duzinferno são temperamentais de quando em vez. O tecnico esteve aqui, apertou 3 teclas e fez-se a mágica. E eu, por todo feriado, motorista de acarro enguiçado e capot levantado olhando a complexidade com cara de idiota.

Enfim, pra não dizer q não tinha nada deste, tenho-o numa coletânea, numa faixa só, da Savoy: "BLACK CALIFORNIA CENTRAL AVENUE 1945 TO 1950". Conferirei-o-o em solo agora. Valeu Salsa. Estou de volta!

Érico Cordeiro disse...

Ótima pedida, Mr. Salsa.
Esse disco é maravilhoso (um time de primeiríssima) e estava na minha lista de futuras postagens - agora que você já disse tudo, tenho que pensar em outra alternativa, afinal "After you, who?".
Versões lindíssimas de Summertime e Willow Weep For Me(é incrível como músicos de talento sempre extraem alguma coisa nova desses standards).
Abraços a todos, em especial ao vibrante e antenado Sérgio (estou esperando uma visita sua no JAZZ + BOSSA).