sexta-feira, 10 de abril de 2009

Hank Crawford - More Soul

Já há algum tempo, eu tenho corrido atrás de um disco do Hank Crawford que me chegou aos ouvidos em um boteco de Vitória, situado na rua da Lama, chamado Cochicho da Penha. É nesse boteco que, às terças, acontece boas sessões de jazz (no mesmo dia, eu toco no Balacobaco, outro bar de Vitória). Pois bem, o Geraldo, dono do bar, não tinha os dados precisos sobre o disco, a não ser o nome de Hank.

O que me atraiu mesmo foi o solo de barítono em uma das faixas. Achei o saxofonista um rolo compressor, voluptuoso, demolidor (pensei que fosse o prório Hank, já que ele encarava esse instrumento na banda de Ray Charles). Durante minhas buscas, encontrei uns três ou quatro discos de Hank Crawford, todos ruins. Chatinhos, mesmo - páreo duro para música de elevador.

Mas, num certo dia ensolarado, eis que surge o super Sérgio Sônico (esse, sim, é o cara) e me oferece um link onde eu poderia encontrar o disco More Soul, gravado em 1960. Ao ouvi-lo sorri de orelha a orelha: era o dito cujo. Segundo o Allmusic, esse foi o primeiro disco de Crawford como band leader, após sair da banda do Ray Charles (que contribui com alguns arranjos). Ao contrário dos outros que eu ouvi, esse disco é jazz de muito boa qualidade, interpretado por um time underrated de músicos (alguns deles também tocaram com Ray). O septeto incluía David "Fathead" Newman (t), Leroy "Hog" Cooper (barítono - esse é o cara que me impressionou com seu solo), John Hunt e Philip Guilbeau (metais), Edgar Willis (baixo) e Milt Turner (bateria).

More soul é um nome apropriado para esse disco, pois o time está com tudo à flor da pele. Os fundamentos do jazz estão transbordantes: swing, blues e, de quebra, boas pinceladas de soul. O resultado é envolvente e até redime Hank dos pecados cometidos em discos posteriores. Amém, senhores.

Deixarei duas faixas no podcast Quintal do Jazz.

O link do Sérgio está aqui

9 comentários:

edú disse...

No mês de janeiro desse ano, num intervalo de dias, Crawford,Fathead e Cooper - não por efeito de combinação, certamente - foram "infernizar" os quadris dos anjos no ceú.

Sergio disse...

Valeu a deferência, Salsa. E vc tem toda a razão quanto a música de elevador. Ouvi um disco do cara q me lembrou reminiscências q todo carioca se sente obrigado a explicar: o chafariz de esguichos coloridos das águas dançantes de Águas de Lindóia!... Incrível q a cidade tinha um espetáculo muito mais lindo todas as tardes de primavera naqueles 60/70s da minha infância, quando a família minha tinha uma permuta com um certo Hotel Guarani – expliquei bem? A mordomia era digrátis! O show das andorinhas. Aquilo sim um balé bem elaborado e com trilha insidental perfeita! O resto era música de chafariz pra água dançá e gringo morrer de tédio na janela.

Érico Cordeiro disse...

Grande pedida Mr. Salsa.
Esse disco é ótimo, com versões demolidoras de Dat Dere (de Bob Timmons) e Sister Sadie (de Horace Silver). A banda, apesar de nomes não muito conhecidos (o mais célebre é o "Fathead" Newman), é prá lá de azeitada. E olha que o piano é pilotado pelo próprio Hank Crawford, que não faz feio e honra o instrumento consagrado por seu ex-patrão.
Para quem estiver interessado, esse CD foi lançado recentemente (há cerca de dois anos) em um pacote da Atlantic, com um preço super acessível (em torno de R$ 18,00) e creio que ainda é possível encontrá-lo em lojas on-line, como Submarino ou Livraria Cultura. Esse pacote também trazia, entre outras pérolas, o Porgy and Bess, do MJQ, o The Clown, de Mingus, o Stitt Plays Bird, de Sonny Stitt, o You Must Believe in Spring, de Bill Evans, e muitos outros discos.
Abraços,

Salsa disse...

Boa dica, Cordeiro,
Aliás, ultimamente tem acontecido muitas ofertas quase irrecusáveis É possível encontrar "pacotes" em que os discos saem por pouco mais de um dólar - Lester comprou uma quantidade respeitável.

Érico Cordeiro disse...

Caro Salsa,

onde posso achar tais pacotes? geralmente compro pela Livraria Cultura, Laserland ou pela Cdpoint e ali os discos importados custam os olhos da cara.
De vez em quando compro pela True Blue ou pela Cduniverse, mas também são meio carinhos (sobretudo por causa das taxas e, agora, por causa da alta do dólar). Mas com CD's a um dólar a coisa fica diferente, dá prá fazer uma big festa!!!
Abraços

Salsa disse...

Cordeiro,
Eu perguntarei ao Lester e depois repassarei.
Abraços

Érico Cordeiro disse...

Valeu mestre Salsa!
Abraços

Salsa disse...

érico,
Deixei meu e-mail com sua secretária.
O lester me informou que tem comprado cds na amazon. Eles têm um modo de pesquisa que permite selecionar pelo preço - além de venderem alguns semi-novos. Lester comprou uma caixa com 170 discos (música clássica) por 140 dólares, mas também é possível encontrar bastante coisa boa de jazz na faixa de 1 dólar.

Érico Cordeiro disse...

Obrigado, Salsa.

Estava viajando e somente cheguei ontem (20/04). Consegui garimpar um monte de coisas legais em BH, inclusive o CD da Shirley Horn "I Remember Miles". Falando nisso, comprei os discos do Tom Jobim lançados pela Warner - The Wonderful World of Antonio Carlos Jobim e A Certain Mr. Jobim - que estavam fora de catálogo há anos. Vc. sabe informar se a Warner está lançando mais coisas pelo selo Warner Jazz no Brasil ou esses dois discos foram apenas uma exceção?
Vou entrar em contato, ok?

Abs,

Érico