domingo, 21 de dezembro de 2008

Harold Land in New York

Você sabe o que é perder uma amor, meu senhor? Eu acabei de perder um: quarenta gigas de músicas da melhor espécie se foram, levadas por um vírus qualquer sem nome nem endereço, de índole nefasta. Perda irreparável, por ter-me desfeito dos lps originais. Restou-me a tristeza. Aos amigos, a quem recentemente cedi algumas cópias, peço uma segunda via. Por gentileza.

Mandei um desses programas-detetives seguir o rastro do malfeitor e consegui recuperar alguns poucos discos, como é o caso de In New York - Eastward Ho!, de Harold Land, gravado em 1960. Um bom lp desse excelente saxofonista, que, aqui, divide a cena com o trumpetista texano (assim com Land) Kenny Dorham. O êxodo rural levou o saxofonista para a costa oeste e o outro para a costa leste. Permito-me, agora, devanear um pouco: seria a origem texana que torna o sopro de Land mais ríspido que o dos seus confrades da escola cool? Vá lá saber.

Como tudo que eu conheço de Harold Land, esse disco também merece um lugar de destaque na discoteca. A sessão rítmica, é formada por um interessante Amos Trice ao piano, por Clarence Jones ao baixo e por Joe Peters à bateria. O grupo é forte, suportando com louvor a veemência dos sopros de Dorham e de Land. Gosto de todas as cinco faixas. Fica difícil escolher uma para deixar no podcast, mas, em nome da minha tristeza, deixarei uma versão nada melosa da balada Slowly, de David Raksin (mais conhecido por ter composto Laura).

Para os que gostarem, eu encontrei na rede um link para download. Divirtam-se!

8 comentários:

ReAl disse...

lamento sua perda, Salsa.
Espero que seus amados discos retornem para o bom e velho hd. Enquanto isso, vou curtindo esse excelente disco. Muito bom mesmo.

Anônimo disse...

Prezado Salsa,
nada supera uma boa sala de som mantida com aqueles aparelhos analógicos dos anos 70 e oitenta e q consomem uma energia elétrica brutal.Ouvir música pelo computador e como ouvir a Filarmônica de Berlim dentro de um banheiro público.Edú.

Salsa disse...

Há muito dispensei meu pickup. Um bom sistema de falantes faz a coisa funcionar bem.

Anônimo disse...

Minhas duas pick ups Tecnics aliada a um gravador de rolo Ampex permanecem impávidos num dos anexos de meu novo puxadinho.Edú.

figbatera disse...

Caro Salsa, é lamentável a sua perda.
Nem sei o que se pode dizer pra consolar o amigo...
Abração!

Salsa disse...

Tenho recebido alguns arquivos e lps. Espero, em breve, estar com significativa parte dos arquvos perdidos. Valeu, meu povo.

Unknown disse...

Vc pode instalar Pando (pando.com) software p/ enviar e receber gdes pacotes. Desse jeito, posso de enviar cds de jazz via net.

cvllos disse...

Prezado amigo, ha algum tempo as tecnicas da Biblioteca Nacional deram palestras no CCBanco do Brasil. La, afirmaram que a tecnica de arquivamento, e substituicao de midia nao dispensa a manutencao & preservacao dos arquivos originais.