domingo, 14 de dezembro de 2008

Last of the whorehouse piano players

Num daqueles festivais de música popular dos anos oitenta promovidos pela Globo, eu ouvi um forró forrado cujo refrão, desde então, não me sai da cabeça: "Afufe o fole da sanfona sanfoneiro/ eu sempre quis morar na zona/e o meu dinheiro é feito pra gastar". Sonho de consumo para muitos, morar na zona continua no plano idílico/romântico. A zona que resta é o cruel cotidiano.
Alguns conhecidos (só para disseminar o pecaminoso sentimento de inveja) disseram-me que, lá pelos anos sessenta, curtiram bons momentos como músicos de whorehouses. Eu, não. Já aconteceu de me convidarem para tocar em bordel mas, na época, declinei. Hoje, solteiro, nado livre, iria sem titubear, mas o convite perdeu-se no tempo. Uma pena!

Esse assunto veio-me à cabeça após encontrar na rede um disco que eu achei mais que agradável musicalmente, sem contar os excelentes título e capa: Last of the Whorehouse Piano Players. Os últimos pianistas, no caso, são Ralph Sutton e Jay McShann. Este, que iniciou sua carreira em Kansas City, um dos berços do bom jazz, tem uma mão esquerda de primeira e a direita não fica atrás, brincando com os intervalos (terças e oitavas) com fluência de bopper (vocês devem lembrar-se dele ao lado de Parker). Sutton, née em Missouri, por sua vez, é um filho do stride piano, aquele sonzinho gostoso que a gente ouve em filmes com cenas em antigos bordéis. A sessão rítmica fica aos cuidados de Milton Hinton (baixo) e Gus Johnson (bateria), meninos de boa índole mas que não vacilaram diante do convite para fazer esse disco.

Não deixarei nenhuma faixa, mas sim o disco inteiro (em três partes): Here, There & everywhere

6 comentários:

Vinyl disse...

rsrsrsrs,
Quando você for tocar não esqueça de me chamar.

John Lester disse...

Mais uma postagem de deixar água na boca...

JL

Anônimo disse...

Hi
Could you please remind me of the
password to open the files.

I seem to have lost it ???

Many thenks for your great blog

M

Salsa disse...

No, mr. anonimous, You don't lost it: the password is: By-BaroN-ScaRpiA.
I found it at other blog.

FIGBATERA disse...

Beleza, Salsa, parabéns!

ps: e aí, vc já foi ao Rio?

Anônimo disse...

Hi Salsa

Thanks for the password

That explains it ?? looked all thro my files. Ive never seen this before

Regards
M