sábado, 17 de maio de 2008

Ruby

O universo comercial é uma desgraça. Ele eleva, enaltece e destrói com implacável indiferença. Resistir à sua força é coisa para heróis. Alguns jazzistas, por suas posturas em defesa de suas expressões, fazem parte dessa estirpe. Ruby Braff é um deles. Cornetista singular, um mestre do swing, foi simplesmente mantido no limbo durante longo período por ser considerado, como diz Yanow, um músico "out-of-fashion". O século vinte tinha dessas coisas (e, hoje, ainda tem): creio que foi Otávio Paz quem definiu: o novo como tradição. Há uma exasperada busca por novas expressões, culminando com o descarte das inúmeras vozes que sustentam a história da sensibilidade artística desse nosso mundinho cão. O novo a qualquer preço é semelhante à noção de desenvolvimento a toda prova. A polarização estanca.

Ruby Braff se manteve na mainstream do jazz até o fim dos seus dias. Um bravo, pois. Querem prova? Ei-la: gravado em 2001, Watch what happens..., traz Braff, com 75 anos, acompanhado por outros dois veteranos - o pianista Dick Hyman e o baterista Jake Hanna -, e pelo guitarrista Howard Alden. O resultado é um som cujo vigor e fulgurante presença denotam a sua atemporalidade. É música para resistir a qualquer modismo. E vejam que o baixo não está em cena. Não é preciso ficar muito atento para perceber o que acontece quando esses caras começam a tocar. Yanow indica para amantes do jazz tradicional, eu indico para quem gosta de jazz, para quem gosta de ouvir e sentir a música viva.

4 comentários:

ReAl disse...

Ele tem uma discografia grande e estrelada. Gostei da faixa.
Salsa,
tem carona para Rio das ostras?

Cinéfilo disse...

Que beleza, Luiz.
Resgate é isso. E Octavio Paz, velho de guerra, escreveu um livro quase inteiro sobre "o novo que se traduz em tradição".
Som não pode ter temporalidade. O bom é sempre eterno.

Homenageei o velho Bean com uma brevíssima postagem.

Abraço

Anônimo disse...

Bravo! Muito bom, aos 75 anos, hem, quanto vigor, excelente!

Gabriela Galvão disse...

Seu espaço tah fino, mt bom! Agendinha d shows atualizada... Gostei d vr! Dei link lah no meu bloguinho.

; )

P.S.: tem tb uma loiraça belzebuh lah hein... hahahah