terça-feira, 27 de maio de 2008

Regina Carter em Rio das Ostras


O primeiro violinista que eu ouvi interpretando música mais pop foi Jean-Luc Ponty. Isso aconteceu no final dos anos setenta. A minha praia ainda era o rock`n`roll e eu andava meio de luto por causa dos caminhos trilhados pelas bandas mais novas. Foi então que um colega recém chegado da Europa me apresentou uma bolacha com um som pesadíssimo e bem diferente do que eu estava habituado a ouvir. O luto chegava ao fim e outras portas se abriram para o agora ex-roqueiro (se é que isso é possível – ser ex-roqueiro).

Apesar de atualmente o violino não ser o instrumento que eu mais aprecio, não posso deixar de louvar alguns instrumentistas que o têm como meio de expressão. Um deles é a simpaticíssima Regina Carter (foto à esquerda, de Jorge Ronald). A sua presença em Rio das Ostras, na noite de quinta-feira, foi um dos melhores momentos do festival. Eu, duplamente embriagado, cedi à sua performance impecável. O seu percurso musical, iniciado aos quatro anos de idade, propiciou-lhe um amplo leque de influências/informações (do clássico, passando pelo r&b e chegando ao jazz) que foi usado de modo eficaz no palco principal da Lagoa Azul. Regina mostrou-se uma rainha no palco.

A banda que a acompanhava é formada por músicos daquele tipo que valoriza qualquer evento do qual participa. Destaco o clarinetista Darryl Harper, que dividiu os solos com Regina. Seu sopro comoveu a platéia, que ouvia atenta seu fraseado envolventemente melódico. Xavier Davis, ao piano, e Mathew Parrish, à bateria, completam o time que chegou, viu e venceu.

6 comentários:

Anônimo disse...

Duke Ellington tem lp ,lançado em cd, “Duke Ellington´s Jazz Violin Session” gravado na França e na companhia de Svend Asmussen, Ray Nance e Stephane Grappelli que “usavam e abusavam do arco” – talvez, a forma definitiva da integração do instrumento no jazz.A propósito, faltou legendar a foto “Salsa and his pals”.Xavier Davis é um ótimo pianista como as gravações que tenho demonstra em que atua como sideman.Edú

Gabriela Galvão disse...

Noh eu soube deste festival mas ñ botei feh... em Rio das Ostras??!! Foi bonzão, então? Quem sabe no próximo... Vô sabê mais da Regina Carter, "fui c/ a cara" dela... (Tb sou fã d violino, ñ...)

Sergio disse...

O q tem de mais, ou melhor, de menos, Rio das Ostras? O Mediterrâneo? Acho que já vi esse filme. O leão da Metro era um bebê.

Beto Kessel disse...

Salsa,

Que bom que finalmente ouvi alguem comentar sobre o show de Regina carter, que infelizmente nao pude asistir no Rio..

Sou fa do violino no Jazz e sempre que posso posto alguns videos com Grappelli e agora Regina carter no blog do CJUB, o qual tenho a honra de pertencer...

Abracos jazzisticos

Beto Kessel

Beto Kessel disse...

assistir

Salsa disse...

Valeu, Beto.
Sempre leio seus posts e comentários lá no cjub.
Thanks pela visita