domingo, 5 de setembro de 2010

A man from Arizona

Esse post é dedicado àqueles que acham que o estado do Arizona (EUA) só produz cactus e vaqueiros. Saibam, pois, que aquelas paragens nos legou um grande guitarrista de jazz: Howard Roberts.

Segundo o encarte, ele começou a tocar aos nove, aos onze já frequentava botecos de jazz e, aos quinze, já participava das gigs. Rapidamente, já estava encarando figuras como Dexter Gordon, Miles e Bud powell. Dizem que ele também andou flertando com o rock'n'roll, mas, para nossa satisfação, retornou ao jazz.

Apresento-lhes um disco já da segunda metade dos anos sessenta: Live at Donte's. O clima é de festa, retratado em cinco faixas longas (média de 15 minutos) em que os músicos e a platéia se esbaldam. Agradou-me o modo como mr. Roberts conduz sua guitarra - agilidade e criatividade no fraseado, som límpido e vivaz.

Howard fez-se acompanhar por um grupo de para mim desconhecidos músicos, excluído o bom saxofonista (alto, tenor e soprano) Tom Scott. Formam a Magic Band, além dos citados, Steve Bohannon (órgão), Chuck Berghofer (baixo) e John Guerin (bateria), mas que demonstram, nesse trabalho, performances elogiáveis.

O disco inicia com uma versão up tempo de All of you, de Porter, com a qual a banda faz o clube tremer e encerra com outro clássico, também em up tempo, When sunny gets blue. Ambas as versões me agradaram bastante. O interegno é preenchido por boas interpretações de Shiny stockings, All blues (apesar já estar cansado de ouvir esse tema, consegui ir até o fim) e Polka dots and moonbeams.

O resultado é bom e merece a atenção dos navegantes.

Link: Avax

8 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Esse guitarrista eu não conhecia - coincidentemente, conheço o Chuck Berghofer, por conta dos discos de West Coast, inclusive ele está em um que postarei daqui a pouco.
O John Guerin, salvo engano, é o baterista que toca na trilha sonora do filme Bird (o do Eastwood, não o do Alan Parker).
Bem bacanudo o estilo do rapaz!
Listinha!

Salsa disse...

Ele trafega bastante com o pessoal da costa oeste. Eu postei uns dois ou tês discos em que ele participa.
Valeu a presença, depois irei ao seu barzinho para mais um aperitivo.

pituco disse...

salsa san,

obrigadão pela dica...tô curtindo pacas a radiola...sonzaço piramidal

abraçsons

Salsa disse...

Valeu, Pituco,
Tem mais alguns "violeiros" na fila.
Abraços,

.Edinho disse...

Caro Salsa .
Gostei muito da viola do moço . Eu ainda não conhecia . Valeu!!!
Abraços ,

Salsa disse...

Seja bem-vindo, mr. Edinho. Vou ver se tem mais violeiro na estante.
Abraços,

PREDADOR.- disse...

Ulf Wakenius, Lorne Lofsky, Howard Alden, bons guitarristas, que militam regularmente na área do jazz, de uma nova geração, para acrescimo como sugestão na "fila" de mr.Salsa. Tens coragem de apresentá-los? Quanto ao H.Roberts, guitar player que sempre primou por tocar acordes suaves, criativo, sem muita parafernália e tinha uma "tocada" excepcional. Pouco badalado pela mídia, cuja discografia como lider não é muito grande, destacando-se "Mr.Roberts Plays Guitar", de 1957 e "Velvet Groove", de 1959. Os álbums gravados pela VSOP são geralmente ótimos. É isso mr.Salsa.

Salsa disse...

Procurarei os citados, mr. Predador. Os dois primeiros são-me desconhecidos.