segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Sexta básica - Tudo é jazz 2010

Após a pausa para umas doses de puro malte e cervejas belgas, retornamos para mais um show. O terceiro da noite de sexta ficou por conta da versátil violinista Regina Carter, que já tive o prazer de conhecer no festival de Rio das Ostras há dois ou três anos.
Ao contrário daquele momento, ms. Carter veio com uma formação mais acústica, fazendo um som carregado de influências africanas e com boas doses de lirismo. O quarteto, apesar do clima mais introspectivo de algumas peças que nos remetiam às planícies e desertos africanos, conseguiu manter o público atento à apresentação. Para este que vos tecla, o melhor momento do show foi o tema dedicado a New Orleans, composto pelo baterista da banda, com irrepreensível mandada com elementos cajun. Apreciem um pouco no vídeo (a bateria acabou, interrompendo a filmagem):


O quarto e último show foi defendido pelo trio do baterista Antonio Sanches, considerado um dos melhores da atualidade. Em sua apresentação nada discreta, o líder fez questão de mostrar todo seu arrojado e voluptuoso vocabulário com os tambores e pratos de sua bateria. A coesão do grupo é realmente impressionante e a volúpia parece ser a característica que melhor define a performance do trio. Zenon, como disse um companheiro ao lado, parece não respirar ao tocar seu sax alto. O baixista, como sempre acontece nesse tipo de formação, foi bastante exigido e não deixou a peteca cair.

Os temas longos (foram cinco de, em média, 15 minutos) e a dicção contemporânea da música tocada, no entanto, causaram alguma apreensão e tensão neste ultrapassado comentarista. Mas, não há como não admitir, o trio mostrou que conhece o assunto.

PS - Como a bateria da câmera havia descarregado, recorri à máquina fotográfica e consegui capturar apenas um fragmento da apresentação:


Um comentário:

John Lester disse...

Prezado Mestre, foram iniciados os trabalhos do Desafio Jazzseen 2010.

Conto com sua participação.

Grande abraço, JL.

Nota: excelente cobertura!