domingo, 8 de março de 2009

Tuba, Guitarra & Bateria

Permita-me, Vinyl, uma breve incursão na sua área. É que meu amigo luso Pedro Treppa presenteou-me com um disco que merece respeito. Creio que poderá agradar àqueles que gostam de armamentos modernos.

O cd TGB (iniciais de Tuba, Guitarra e Bateria) foi lançado em 2002, em Portugal, a boa terra d'além mar. Um dos mentores do trio é o excelente baterista Alexandre Frazão, brasileiro, mas portuga por adoção (está lá desde 1987). Esse camarada é um dos mais competentes que eu tenho ouvido na atualidade. Ele tem uma pegada firme e precisa, propiciando um chão sempre sólido para os companheiros de banda. O guitarrista é Mário Delgado, caracterizado por uma linguagem próxima à dos seus mestres Frisell e Abercrombie, mas com uma sonoridade que denota a conquista de uma peculiar personalidade (o cara já tem uma assinatura). O piloto da tuba é Sérgio Carolino, músico de formação erudita (com currículo invejável nessa área: tocou e toca com diversas orquestras européias). A sua verve experimental, no entanto, não o deixa ficar parado em apenas um território: tem experimentado de tudo um pouco - do dixieland ao jazz contemporâneo - sempre com atestada competência.

Vocês ouvirão a versão da zeppelineana Black Dog ali no podcast do Jazz Contemporâneo.

Não encontrei nenhum link para download, mas vocês podem visitar os sítos de dois membros do trio aqui, aqui.

9 comentários:

ReAl disse...

Fique à vontade, salsa. Ouvi um pouco do som do Frazão no myspace. Ele é bom mesmo.
Quanto ao som do trio, eu gostaria de ouvir outras faixas. A formação é interessante.

JazzMan! disse...

Olá, Salsa!

Obrigado por sua generosidade. Logo o JazzMan! estará de volta e estamos juntos nessa luta. Nos vemos em Rio das Ostras?

Abs

JazzMan!

Sergio disse...

Salsa, gostaria muito de falar sobre o álbum em exposição, mas...aqui sim, véio é uma M! Temoso, marrento, birreiro... Voltei a cismar q, se não posso ter, não posso NEM me interessar. E esse TBG é raridade rarezerérrima - interessante e quase impossuível. Daí, vai qu'eu interessado, gosto?

Então, venho por meio deste mudar de assunto e dar um papo aqui no amigo Edu: seu Edu, estou ouvindo sua dica "Louis Hayes (Dreamin' Of Cannonball)". Cara, as duas 1ªs eu não pirei não. Lembra daquilo q falei (ou será q me mandou essa dica, justo pelaquilo?) mas os tais 2 primeiros temas não são aquela coisa toda... Até que entra a 3ª faixa, Dat Dere, aí a coisa muda total de figura. Dat Dere é um tema, Edu! Advinha de quem? Bobby Timmons, claro, né? Ainda estou ouvindo o álbum, 5ª faixa, mas só pela versão de Timmons, o disco já valeu e muito! Grato, muito grato, gratíssimo, seu Edu.
E Um abraço a todos.

Sergio disse...

Salsa, hoje tou danado de sortudo. Acho que achei um veio de TGB (não TBG escrito acima). No soulseek tá baixando justo esse álbum com Black Dog. Agora posso possuir!

Anônimo disse...

Oi Salsa,o trio se chama TGB que vem de Tuba,Guitarra e "Bateria"! e não Baixo! fiquei muito contente com a tua divulgação do trabalho,nesse momento estamos trabalhando no disco novo!!assim que tiver pronto eu aviso.obrigado de coração!
Alex Frazão.

Salsa disse...

Ih, Frazão, foi um lapso meu. Acabei tirando o seu instrumento da cena. Eu sei que é essa formação, ora! Já vou corrigir.
Abraços,
Valeu a visita.
Sérgio,
Você verá que o som do TGB merece audições atentas.
Eu não tenho certeza se possuo o disco de Louis Hayes (perdi minha lista com os milhares de títulos) - o pior é que procurar na bagunça da minha discoteca a tarefa é dura.

Salsa disse...

Jazzman, Jazzman,
Eu pretendo, sim, ir a Rio das ostras. Só não sei se será possível. A maré está difícil de navegar, mas vou fazer aquela força. É um evento que merece o esforço.
Abraços

figbatera disse...

Fiquei surpreso com o som do trio; nunca pude imaginar uma formação dessas.
A tuba faz um trabalho maravilhoso com seus solos nos registros agudos, e nos graves "cobrindo" a parte tão essencial do contrabaixo.
Ótimos músicos!

Salsa disse...

Prezado Olney,
O grupo é excelente. Pena que não dá para postar o disco inteiro (mas você pode curtir no myspace).Depois eu postarei mais coisas lá de Portugal.