quarta-feira, 18 de março de 2009

Mal

Meus amigos,

Vou mostrar um disco e tanto a vocês. Na verdade, é um disco de uma série de quatro - o segundo, no caso. Se todos da série forem como esse que agora ouço (eu não conheço os outros) será uma maravilha. O nome do camarada: Mal Waldron. O disco: Mal/2, gravado em 1957, nos dias 19 de abril e 17 de maio.

Mal Waldron é um pianista seguro e elegante. Não se ouve notas em excesso em suas performances - tudo está no seu devido lugar. Pois bem, se o cara já é bom, imagine-o cercado por verdadeiros "cobras", por alguns dos grandes nomes do jazz. E é isso que acontece: nas faixas 1, 3, 4 estão ao seu lado Idrees Sulieman (tp), Sahib Shihab (as, bs), John Coltrane (ts), Julian Euell (b) e Ed Thigpen (ds); nas faixas 2, 5-8 estão Bill Hardman (tp), Jackie McLean (as), John Coltrane (ts), Julian Euell (b) e Art Taylor (ds). É ou não um time e tanto?

Vocês poderão conferir ali no podcast Quintal do Jazz a quarta faixa - One by one -, composta por nosso pianista .

O link, se funcionar: HERE

14 comentários:

Sergio disse...

Xi, Salsa, tem senha pro download...

Anônimo disse...

Tá lá no link.

ReAl disse...

Salsinha, meu querido, eu tenho o 1 (c/ Idrees Sulieman, Gigi Gryce, Julian Euell e Arthur Edgehill)
e o 4 (trio)

Sergio disse...

Valeu, Ovidio.

Adrielly Soares disse...

CARALHOO, fui ouvir umas músicas no youtube dele, é uma delícia. Ouvindo Left Alone. Thanks pela dica.
Um beijo.

Salsa disse...

Apareça mais, Adrielly.
O som de Waldron é muito interessante mesmo. Eu tenho outras coisas dele, mais modernas, e, talvez, um dia desses, eu deixe mais alguma coisa aqui no nosso quintal.

Anônimo disse...

Uma das sortes q tive na perseguição sistemática do jazz -até certo período de minha vida - foi conseguir ver o Mal Waldron ao vivo na primeira edição do Chivas Festival em 2000.Não conheço disco ruim dele.

Anônimo disse...

Talvez pudessemos compará-lo a Thelonious Monk. Waldron, pianista excêntrico e criativo, compunha, especialmente seus blues, com um toque diferenciado e com aquele algo a mais (se puderem, ouçam as músicas Wheelin' e Dealin'(do album de mesmo nome) com o sexteto de Coltrane: "coisa de louco"). Nesse Mal 2, um disco muito bom, a destacar "From this moment on", de Cole Porter, com um arranjo espetacular, super diferente. É Mal Waldron!

Sergio disse...

Salsa, o raro da... quadatura? Como se diz quando não é trilogia? Enfim, o raro é o Mal-3. O 1 e o 4, já baixei. Com esse 2 que peguei aqui o 3 fica sendo a meta. Todos são excelentes! Se não me engano, o 3, 2º o allmusic é o 3 estrelas, enquanto os outros são 4 ou 4,5.

Outra curiosidade: Aquela música que destaquei no álbum Jackie's Pal "Dee's Dilemma" é do Waldron e está no Mal-1, o qual estou ouvindo neste exato. Sem que me peças - sei que farás gosto no mimo, subirei as duas pérolas e deixarei os links aqui.
Valeu a dica. Conhecia o Mal de nome. Com a sua sugestão, fiz uma fila do Mal e ele é, realmente, horrível de bom!

Salsa disse...

Sérgio,
O Vinyl já me descolou umas cópias. Creio, contudo, que o povo não reclamará se a informação for liberada.

Sergio disse...

Então... lá vai o Mal-1:

http://www.4shared.com/file/93813395/1f35766f/Mal_Waldron__Mal-1__1956.html

Anônimo disse...

Havia esquecido de mencionar:Mal Waldron foi o derradeiro pianista empregado num grupo fixo a serviço de Billie Holliday.

Cinéfilo disse...

Salsa, dê uma checada no Ipsis.
Seu blog está lá.
Abraço.

jazzlover disse...

Muchas gracias ! Grande post...