quinta-feira, 5 de março de 2009

Branford Marsalis - míssil 1

Acabei de ser comunicado pelo co-dirigente deste blog, Mr. Salsa, que estamos em declarada guerra contra o vizinho Sérgio Sônico. Os mísseis e torpedos, obviamente musicais, já começaram a ser lançados. Eu, cá, fiquei encarregado de administrar o armamento mais moderno. Saquei da discoteca um Branford Marsalis, que estava esquecido e empoeirado, mas cujo prazo de validade ainda não foi exaurido.

Contemporary Jazz foi gravado em quatro dias do mês de dezembro de 1999, com uma proposta relativamente experimental (a única faixa mais radical nesse aspecto é Elysium, de Marsalis). O título do disco, ao meu ouvir, se reflete nos aspectos harmônicos e rítmicos explorado por Branford nas composições executadas (a maioria de sua autoria), mas, mesmo assim, percebe-se a velha tradição permeando todo o disco (há, inclusive, uma versão curiosa de Cheek to cheek, de Berlin). Enfim, sabe-se, a famíla Marsalis não é de desprezar o blues e o swing.


O fato é que a proposta do disco auferiu a Jeff "Tain" Watts a oportunidade de usar suas baquetas sem dó nem piedade, assim como deu asas à imaginação do excelente pianista Joey Calderazzo, que passeou à vontade pelas teclas do seu piano. Eric Revis, o baixista, por sua vez, cumpriu sua função sem titubeios, permitindo-se ir além do bom e velho walkin' ao trabalhar patterns harmônicos bem elaborados. Não diria que esse é um petardo para demolir as estruturas do vizinho, mas é um bom aviso do potencial bélico que guardamos em nossos paióis.


Ouçam Countronious Rex no podcast do Jazz Contemporâneo.


Se ainda não foi limado, o link para o disco está HERE

5 comentários:

Sergio disse...

Gostei! Guerra como essa, nem o pessoal da AMBEV, dotores honoris causa em marquetinagem, teria capacidade de organizar.

O link funciona. Tou baixando e depois responderei o fogo amigo, mas com espírito inimigo, pra guerra ser pra valer e ser total!

Em guarda!

Em tempo: pelo comentado, Vinyl, Antonio Hart derrubou alguns hidroaviões, afundou um submarino e denificou um cruzador. Caraca, tem cruzador na batalha naval? Enfim, fiz um estrago.

Salsa disse...

Nem Tanto, Sérgio, nem tanto. Concordo que é um bom disco, mas não chega a ter tal alcance. vá lá que tenha atingindo um submarino...

John Lester disse...

Até que o bombardeio inicie, ficarei em minha trincheira.

Avante!, JL.

Don Oleari disse...

...e se sobrarem "balas perdidas", que sejam todas tipo esse Marsalis aí...
Oleari.

figbatera disse...

Que "guerrinha" boa, né não?