quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Clifford Jordan & John Gilmore

Enfrentar uma cozinha administrada por Horace Silver, Curly Russell e Art Blakey exige coragem. O aventureiro, creio, deve estar muito seguro quanto às suas habilidades e feeling, afinal, esse trio é responsável por um dos momentos mais memoráveis do jazz: A night at Birdland (com os jazz messengers) e há muito eram reconhecidos como mestres do jazz.

Pois bem, em 1957 dois jovens tenoristas - Clifford Jordan e John Gilmore - foram lançados às feras (que não estavam ali para brincadeira). Ambos são frutos (de acordo com as liners notes) do programa musical desenvolvido por Walter Dyett (mentor de feras como Ammons, Nat Cole e Benie Green) na escola DuSable, de Chicago. Ou seja, os meninos tinham sido muito bem assessorados e foram para a arena prontos para o embate. O resultado é mais do que bom, se considerarmos a juventude dos solistas, e está registrado no disco Blowing in from Chicago.

Vocês podem aconferir, ali no podacst Quintal do Jazz, o tema Blue lights (de Gigi Gryce) . O primeiro solo é de Gilmore.

O link: HERE

6 comentários:

Salsa disse...

Baixei e saravei. Os anos 50 foram pródigos, hein.

Anônimo disse...

John Gilmore trilhou caminho pela vanguarda do jazz mais tarde e continua tocando regularmente.Foi o tenorista principal do maluco Sun Ra e sua Arkestra.Gilmore tocou no Carnegie Hall , há cerca de dois anos , com Dave Holland no contrabaixo acústico e Barry Altschul na bateria.Mesmo com mais de 80 anos, enfrentou ,destemidamente, essa prova atlética para saxofonistas nesse tipo de formação em trio.

Anônimo disse...

Como sempre, um belo material!
Parabéns!
Thelonious (The Feeling of Jazz)

ReAl disse...

Valeu a visita, mr. Thelonious.
Edú, vc é uma fonte inesgotável de informações. Valeu a presença.

Anônimo disse...

Sr.Vinhas,
o Jazzigo me auxilia a me informar melhor.Eu q lhe agradeço.

Anônimo disse...

Uma sessão de "hard bop" com dois tenoristas de sons e estilos diferentes. Um ótimo album da série Connoisseur da Blue Note.