quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Inta somethin'


Entre os trompetistas que eu aprecio, Kenny Dorham ocupa um lugar especial. Seu sopro traz características que muito me agradam: claro e direto, sem muitos adornos, com densidade e textura variáveis de acordo com o que solicita o tema interpretado.

Ouço agora o disco Inta somethin' (1961), que conta com a participação de uma figura de espírito indomável: Jackie McLean. Este traz como marca o som rascante, sem tremolos, direto, com forte pegada.

O autor do muito bem escrito encarte (John William Hardy), assinala que, nesse disco, a terminologia apropriada para definir a dupla seria "tradicional moderno". O termo traz não só o viés do mainstream jazzístico, mas a primitiva passionalidade que fulgura no sopro de ambos. À passionalidade acrescenta-se o modo como os dois usam seus instrumentos: "algo experimental sem serem experimentalistas".

A sessão rítmica fica por conta dos excelentes Walter Bishop Jr., Leroy Vinnegar e Art Taylor. O resultado final é um som que pode soar agressivo aos ouvidos conservadores (especialmente nas baladas), mas é merecedor de aplausos. Gostei e indico.

Link: Avax

7 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Discaço, Mr. Salsa!
Ele foirelançado pela Blue Note, juntamente com o Matador. Muito bacanudo mesmo, com McLean levando o sax alto às últimas conseqüências.
Versões maravilhosas de It Could Happen To You e de Let's Face The Music And Dance, dão a esse disco um sabor todo especial.
Walter Bishop é um p* pianista e cai como uma luva nesse duelo de titãs. Quanto ao baixo / bateria, o que dizer, né? Duas âncoras da melhor estirpe!
Valeu!

Salsa disse...

Falou tudo, mr. Érico. Bishop tem passagens interessantíssimas nesse disco.

pituco disse...

sr.salsa san,

assim num dá...ô vício...acabo de ouvir a radiola do érico e clico aqui, por causa desse discaço...quero ouvir um trecho...e sabe como é?...quando começa, não se consegue interromper...sonzaço...e preciso dormir...mamma mia...

abraçsonoros

Salsa disse...

Só mais 30 e poucos minutos, Pituco.

figbatera disse...

Valeu, Salsinha"...

John Lester disse...

Estamos de volta à terrinha!

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Bem-vindo, meu chapa. Já passei lá no seu espaço para conferir a novidade.