terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Frank Anthony Monterose Jr.


Ouço agora um disco que é muito apreciado por Érico, do jazz+bossa (já postou há algum tempo). Trata-se de J. R. Monterose, gravado em 1956 pelo grande tenorista e mais um time de primeira. Destaque-se a presença de Ira Sullivam, trompetista de sopro e fraseado marcantes.

Frank Anthony Monterose Jr. começou tocando clarineta, mas, ao ouvir Tex Beneke, um tenorista obscuro, resolveu investir seriamente no sax tenor. O resultado de sua dedicação pode ser conferido nesse mais que interessante disco. Resultado que muito deve à presença da excelente seção rítmica formada por Horace Silver, Wilbur Ware e Philly Joe Jones, que garantiu uma sonoridade sólida e equilibrada.

O disco é um daqueles que, quando está rodando no pickup, fazem o ambiente brilhar. Deixo-vos, agora, apreciar o belo trabalho (integral).

Link: Avax

9 comentários:

pituco disse...

salsa,

esse possuo e ouço com frequência também...sempre benvindo nos speakers aqui de casa...tá rolando a radiola...

valeô
abraçsonoros

João Luiz disse...

J.R.Monterose (hard bop, não confundir com Jack Montrose,west coast),tenorista de sopro vigoroso(lembra um pouco Sonny Rollins), acompanhado de uma seção rítmica de primeira, apresenta-nos um belo repértório neste disco, apesar da "latinidade" no início de algumas músicas, o que não invalida este álbum, destacando-se as faixas Wee Jay, Bobbie Pin e Beauteous. Valeu mr.Salsa!

Salsa disse...

É isso, camaradas. Um bom disco, com certeza!

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Bom demais - os caras são do balacobaco.
E do balacobaco, também, é ser citado no quintalbarzinho, uma honra para este modesto blogueiro!
Abração e som a caixa!

Salsa disse...

A casa é sua, meu velho.

olmiro muller disse...

Monterose é muito bom, mas sua primeira influêcia, Tex Beneck também era bom. Beneck foi o principal sideman da orquestra Glen Miller e era, talvez, o único jazzista daquele grupo.

figbatera disse...

Falam os que sabem...

figbatera disse...

Ouvi e gostei muito!

Salsa disse...

Graaandes Olney e Olmiro. Presenças ilustres e bem informadas.