domingo, 24 de outubro de 2010

Sideman


O que dizer de um camarada que, convidado por Norman Granz (com carta branca) para gravar um disco, esquece, por um ano, o compromisso? E só se lembrou porque Granz deu-lhe uma dura...

Esse relato quem faz é o próprio protagonista da história, no encarte do cd. O disco: Plectrist, gravado em 1956. O músico: Billy Bauer, guitarrista nascido em 1915, que tocou com Herman e, posteriormente, com o grande Lennie Tristano.

Plectrist foi o único disco de Bauer como líder. Não à-toa ele intitulou sua autobiografia como Sideman. E que sideman! - Os trabalhos com Tristano são mais que provas de sua competência. Esses trabalhos, no entanto, ficaram como uma sombra sobre Bauer. Todos esperavam que ele fizesse algo na mesma praia, mas, diz Bauer, fiquei com Tristano pouco tempo (...) e não estudei com ele, como fizeram Konitz e Marsh e muitos outros que trabalharam com ele".

Por essas e outras, meus amigos, vocês não encontrarão aqui um disco experimental. Antes, esse disco é bastante tradicional, recheado de standards (a versão de You'd be so nice to come home to está excelente) com um clima envolvente e com performances dignas do primeiro time jazzístico. Completam a banda Andrew Ackers (piano), Milt Hinton (baixo) e Osie Johnson (bateria).

Ouçam ali na radiola.

Link: Avax

7 comentários:

John Lester disse...

Prezado Mestre, estava em falta com seu blog. Como sempre, ou quase sempre, a surpresa é boa.

Um dos poucos álbuns em edição japonesa (com formato de um mini-lp) que possuo. Excelente!

Agora, preciso ir.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Mr. Lester, o carbonário, honrando o pequeno sítio.

Érico Cordeiro disse...

Grande Salsa,
Reafirmando a sua fé na guitarra jazzística e trazendo à luz um dos músicos mais criativos da cena dos anos 40/50/60. Conheci o Bauer (e esse disco especificamente) no saudoso blog do Daniel Nakamura e gostei bastante.
Andei atrás do álbum por um tempo, mas desisti porque o preço estava pela hora da morte (30 doletas no Amazon). Mas qualquer hora desse ele sai da listinha e vem prá estante.
Muy bueno!

pituco disse...

salsa san,

curtindo a radiola...obrigadão

abraçsons

Salsa disse...

Caros Érico e Pituco,
Esse disco é bastante interessante e merece fazer parte de suas discotecas.

Internéscio Silva disse...

Hotfile!

Salsa disse...

very hot, mr. Silva.