sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Paul Gonsalves e Cleópatra

Na semana passada, zapeando a rede, encontrei um disco agradável de ouvir. Trata-se de um daqueles trabalhos dedicados a filmes. No caso, Cleópatra, a egípcia destruidora de corações, amizades e lares (interpretada, no filme, pela não menos poderosa Liz Taylor).

O líder do grupo é Paul Gonsalves, mais conhecido por suas performances na banda de Ellington. Dono de um sopro warm e aveludado, Gonsalves nos brinda com performances que fazem jus a sua fama de bom improvisador.

O disco Cleopatra - fellin' jazzy traz alguns temas do filme (o swingado Caesar & Cleopatra Theme e o abolerado Antony & Cleopatra theme, compostos por Alex North), outros do próprio Paul (Cleo's blues) e de amigos que o acompanharam na tarefa: o ícone da guitarra Kenny Burrell (Bluz for Liz e Cleo's Asp) e o tocador de sininhos (pelo menos nesse disco) Manny Albam (Cleopatra's lament). Tem ainda uma sensacional interpretação de Action in Alexandria, de Ellington.

A banda se completa com a participação do organista Dick Hyman (suportável ao meu ouvir, em duas faixas), do mestre Hank Jones, de George Duvivier (baixo) e do excelente baterista Roy Haynes.

Ouçam uma amostra ali na radiola.

Link: Soul & Jazz (clique em more no final da página)


3 comentários:

figbatera disse...

Clicando em "Soul & Jazz" vai pruma "page not found"...(?)

Salsa disse...

Corrigido, meu velho.

Daniel Karrer disse...

Caro,
Excelente blog! Procuro há tempos por esse disco, mas o link não está atualizado. Você pode me ajudar?