terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esse guitarrista é o Tal


Entre os jazzistas existe um grande número de autodidatas. O que agora ouço é mais um. Começou a dedilhar as cordas quando tinha oito anos, atraído pelos instrumentos do pai. O encarte do disco afirma que ele nunca teve nenhuma lição de música - foi logo brincar com as cordas. Mais tarde, já um jovem de 19/20 anos, apaixonou-se pelo som de Charlie Christian e não parou enquanto não conseguiu tirar os seus solos nota por nota. A sua formação, enfim, foi essa: ouvir e tocar.

O jovem de estranho nome - Talmage Halt Farlow, rapidamente abreviado para Tal Farlow - tornou-se um dos mais renomados guitarristas do universo jazzístico. Sua agilidade e criatividade tornaram-se públicas principalmente por seus trabalhos com Red Norvo, com quem trabalhou por longo tempo. Em 55, dando uma escapadela de dois dias do trio de Norvo, nosso herói gravou A recital by Tal Farlow acompanhado por um trio de sopros composto por Bob Enevoldsen (trombone de válvula), Bill Perkins (tenor) e Bob Gordon (barítono). Segurando o ritmo ficaram Monty Budwig (baixo) e Lawrence Marable (bateria). Papa fina, como diria o Acir. Vocês podem conferir ali na radiola.
O link: Avax

7 comentários:

figbatera disse...

É o tal negócio; quem é bom já nasce feito...

Salsa disse...

enfim, Tal é o Tal

pituco disse...

salsa san,

mr.fig já disse tudo...os melhores mestres são dna.curiosidade e o sra.disposição...é isso aí

curtindo a radiola...sonzaço enxuto, sem muitas pirotecnias...essencial, apenas...sopros bacanudos também...como faz falta isso

abraçsonoros

Salsa disse...

É verdade, sêo Pituco, o som é muito bem equilibrado. Bom de ouvir, parafraseando o Ricardo Silveira.

Vagner Pitta disse...

A arte da capa quem fez, se eu não me engano, foi o TAL do Andy Warhol


...ta legal esse blog. Cheio de som maneiro!

ABS!

John Lester disse...

Tal Farlow vai votar em quem?

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

O Tal deve ter votado no Cara, então...
Valeu, sêo Pitta. Apareça, que na radiola sempre tem um sonzinho bom de ouvir