quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Kessel

O guitarrista Barney Kessel é um frequentador contumaz desse blog. Já esteve por aqui pelo menos umas quatro vezes e, com o post de hoje, com certeza é o recordista do bom e velho quintal. Nos anos cinquenta, ele foi um dos Poll winners (prêmio concedido aos melhores músicos por revistas com Down beat, Playboy e Metronome) - aliás, não foi só uma vez que Kessel faturou o prêmio.

Pois bem, em 56 ele lançou um disco - Music to listen to Barney Kessel by- justamente para, dizem por aí, comemorar a premiação. O lp contou com uma formação peculiar: além dos seus parceiros Manne (bateria), Previn (piano) e Buddy Clark (baixo), partcipou das gravações um naipe de quatro sopros (clarinete, clarone, flauta, english horn e por aí a fora - sem saxofones), aos cuidados de Buddy Collette, Jules Jacob, Justin Gordon, George Smith. Acrescentem aí as presenças de Ted Nash (larineta e flauta), Jimmy Rowles e Claude Willianson (piano) e Red Mitchell (baixo), que também participaram de algumas faixas.

Os arranjos são delicados, privilegiando o toque mais sutil de Kessel e criando uma sonoridade de leveza incomum. Destaque-se que tal efeito muito se deve ao curioso naipe de sopros (é raro ouvirmos tal configuração no meio jazzístico - eu só conheço essa).

Ouçam ali no podcast do quintal do Jazz.

Lnk: Avax

7 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Discaço, Mr. Salsa.
Um dos melhores do Kessel, sem dúvida. Grandes e sacolejantes versões de Blues for a Playboy, Carioca e Fascinating Rhythm, entre outras!
Tocava muito, Mr. Kessel - e o Poll Winers, com Ray Brown e Shelly Manne então era muito bacanudo!!!!
Valeu!
Abração!

Salsa disse...

Tenho a série completa. sensacional!

pituco disse...

quando eu crescer quero tocar guitarra igual a ele...rs.

aliás, vou precisar viver pelo menos mais meio século pra curtir de fato toda a sonzeira jazzística...mas, vamuquivamu!

valeô o post mr.salsa san
abraçsons

Salsa disse...

Graaande Pituco,
o que vale é sua presença cá no quintal.
Abraços

HotBeatJazz disse...

Ô¬Ô

Grande álbum de um grande músico Seu Salsa, delicadíssimos arranjos.

Belo post!!

Abraço e um ótimo ano de postagens pra vc meu amigo!

Ô¬Ô

Salsa disse...

Valeu, Hot.
tamos aí nas paradas

petruccelli disse...

link is dead