domingo, 1 de novembro de 2009

Ventura & Phillips

Alguns encontros são por acaso, outros contam com uma forcinha de amigos, admiradores que dizem: "fulano foi feito pra cicrano", "Como ainda não se conhecem?!? São almas gêmeas!", e por aí vão, inventando estórias, criando romances, semeando esperança de que alguma coisa possa dar certo nesse e noutro hemisfério. O problema é que costumamos confundir "dar certo" com "perenidade". As coisas dão certo durante um tempo. Sim. E aí resta aquele lance do "eterno enquanto dura". Bem, as coisas permanecem na memória - pelo menos até que o velho Al nos pegue morro a baixo.

Ainda estou com essa idéia na cabeça, a do encontro/desencontro, desde que a epifânica e evanescente musa azul por aqui aportou e desaportou. Mas, além da goiabada com queijo, algumas outras duplas caem muito bem. A Mosaic, para não perder o bom costume, forçou um encontro numa de suas aprazíveis caixas: Joe Ventura e Flip Phillips. Um e outro excelentes saxofonistas. Dois gentlemen no trato com seus instrumentos, como bem destaca o encarte da caixa.

Ambos descendentes de italianos que, para nosso gáudio, abdicaram de seguir o caminho da "cosa nostra" e investiram na música. Flip (tenor), até onde eu sei, é uma cara centrado; Ventura (que encara o tenor, barítono e baixo), no entanto, levou uma vida mais desregrada, descambando pro universo da cachaça, o que atrapalhou bastante a sua produção. Mas o que interessa é que ambos tocam pra caramba.

A caixa da Mosaic - The complete Verve/Clef studios sessions - contém seis cds com excelentes gravações (dois para a obra de Ventura e e quatro para a de Flip). Pode desembolsar a grana e levar para casa. Satisfação garantida.

Ouçam uma alentada seleção ali no podcast Quintal do Jazz.

Link: Avax

8 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Aí Mr. Salsa,
Sempre mantendo elevadíssimo o nível do quintal - você é mesmo um craque, só faz golaços!!!
Mais um prá listinha, não émesmo?
Abração!!!

Salsa disse...

É, mr. Érico,
essa é uma caixa que eu preservo com carinho. Pode conferir.

Ianê Mello disse...

Olá, agradeço sua adesão ao meu blog.

Também estou por aqui para seguir essas excelentes trilhas jazzísticas.

Parabéns pelo trabalho.

Um abraço.

Salsa disse...

E vamos nessa, Ianê. Seja bem-vinda ao nosso quintal.

PREDADOR.- disse...

Por incrível que pareça, pois mr.Salsa é um "munheca de samambaia", ganhei esta caixa do dito cujo, mas era meu aniversário e ele já tinha tomado umas quinze doses de uísque. Um presentaço, pois os discos sâo excelentes e estou agradecendo até hoje este valioso "gift". Mais uma vez, obrigado mr.Salsa!

Érico Cordeiro disse...

Ô Seu Mr. Salsa,
Meu aniversário é dia 07 de abrill.
Vê se não esquece, ok?
Abração!

John Lester disse...

Prezado Mestre Salsa, esta foi no alvo. Excelente box set.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Sêo Érico,
Eis um bom motivo para irmos ao Maranhão: festança com muito jazz.
...Então foi o Predador que abduziu a caixa... Danou-se!
Ainda bem que eu fiz uma cópia.
Lester,
A Mosaic já merece um prêmio dos apreciadores do jazz.