domingo, 9 de agosto de 2009

Lawrence Marable Quartet

Lawrence Marable é um baterista da costa oeste. Seus palcos: os botecos da lisérgica Los Angeles. Sua história musical começa nos anos cinqüenta, quando era bastante solicitado pelos boppers que visitavam sua terra. Sua peculiar maneira de conduzir a batera atraía a atenção de todos. O site da Verve ressalta que isso ocorria "for his driving cymbal work and exquisite little bombs". Acompanhou, nesse período, figurinhas como Charlie Parker, Dexter Gordon, Stan Getz, Zoot Sims e Wardell Gray.

O seu trajeto não se encerra com os músicos citados acima. Ele também tocou com os irmãos Montgomery, Chet Baker, George Shearing, Sonny Stitt, Milt Jackson e muitos outros. Desde os anos 90, Marable é membro do Charlie Haden's Quartet West. Eu, particularmente, achei seus solos bastante esporrentos, mas é inegável que sua condução rítmica é muito boa.

Vamos ao que me move: a razão maior desse post é completar a trilogia de James Clay que faz parte da minha discoteca. O tal disco de 1956, que Clay foi convidado a participar, é liderado por Lawrence Marable mas tem no título direta alusão ao convidado: Tenorman. O complemento da trupe: o excelente Sonny Clark (p), e o famoso agente secreto inglês Jimmy Bond (b). Esse é, entre os que possuo, o que mais me agrada. Seja pela exclusiva sonoridade do tenor de Clay, seja pelo tratamento dado aos temas interpretados. O resultado final me cativou de imediato. Não dispenso nenhuma das oito faixas. Pode sapecar um monte de estrelas.

Ouçam duas faixas ali no podcast Quintal do Jazz. Depois de ouvirem Minor meeting, digam-me com qual tema de famoso pianista ele se parece.

Link: here

9 comentários:

figbatera disse...

Beleza, Salsa.
Mas não saquei a tal semelhança; qual seria o tema?

Salsa disse...

Aha, ganha uma cocada baiana se descobrir. PS - pode ser um equívoco meu. Parece coisa do Bill - lembra qual?

Érico Cordeiro disse...

Caro Salsa,
Que trilogia! Só tenho coisas do marable como sideman (Sonny Criss, Chet Baker, etc.) mas nada como líder.
Que cartão de apresentação.
E a faixa lembra uma composição conhecida, mas não consegui "pescar"!
Muito bom - e o outro Sonny, o Clark, que arraso!!!!
Abração!

Salsa disse...

Prezado érico,
Não sei se existe outro disco de Marable como líder. Esse, para mim, já está muito bom. O sopro de Clay está com vigor e fluência sensacionais.
Mais uma dica sobre o tema semelhante: Stan Getz participou da gravação.

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Acabo de ouvir Funkalero, do disco Stan Getz/Bill Evans e a gloriosa Minor meeting é muito, mas muito parecida com aquela - até a introdução com a bateria, que no disco do Getz-Evans é pilotada pelo grande Elvin Jones.
E aí, ganhei a cocada baiana - me contento com o cd do Marable (você conhece um programa chamado Pando?).
Abração!

Salsa disse...

Levou a cocada. Não conheço o programa mas posso conhecer, oras!
Preferia entregar em mãos lá em Ouro Preto.

jazzlover disse...

Mr. Salsa, obrigado pelo Clay.
Talvez va tb a BH, estou na dependencia de uma amiga que ira me receber por la.

jazzlover disse...

Olha so como é a vida na blogosfera, eu não sabia que era vc quem fazia o jazzseem,e que tão pouco é musico. Estive varias vezes por la,muito competente. So que, naquela época eu naõ tinha nenhum blog andava pela rede para ver as novidades etc e tal...
Levei anos de minha vida comprando cds de jazz, frequentava quase que diariamente a modernsound do Pedro ali na Barata Ribeiro, Pico, Pelé etc.. velhos amigos, quando não trazia dos EUA aos montões em minhas viagens de trabalho.
Assim é a vida Mr. Salsa. Muita gente me pergunta porque eu nunca postei algum trabalho dos milhares que tenho. Simplesmente porque,não sendo musico, para mim é muito dificil alem do tempo que toma para ripar meus cds, copiar e imprimir capas etc.., salvar e mandar o link para o rapidshare ou afins.
Porem quero deixar claro que faço como tenho feito, com prazer, copia em LAME no[Roxio] dos cds que possuo.Se vc ou seus amigos quiserem algum CD de qualquer um dos que eu tenho é so mandar me avisar que faço na hora e mando.
Blues,Hardbop,Swing,Woman's jazz best voices etc..
Forte abraço !!

Salsa disse...

Valeu, Jazz,
Jazzseen é meu berço de origem. Meu padrinho, John Lester, além de saber tudo sobre jazz, ensinou-me tudo sobre a tecnologia blogger.
Esse lance do disco é bem-vindo. Melhor ainda se a coisa rolar em um papo - nas conversas surgem dicas fantásticas sobre discos que a gente nem imagina que existem.