sábado, 1 de agosto de 2009

King Crimson in jazz

Já há algum tempo planejo postar uma pequena homenagem ao blogger Sérgio. Sei que ele curte o bom e velho King Crimson e, tendo isso em vista, trouxe um trio que fez um trabalho muito bom metamorfoseando os hits dessa grande banda em jazz de muito boa estirpe.


Trata-se do Crimson Jazz Trio, que já lançou o King Crimson Songbook v. 1 e 2. Os componentes Ian Wallace (drums e idealizador do projeto musical já excursionou com a banda de Fripp), Tim Landers (baixo) e Jody Nardone (piano) são, como Sérgio, fãs de carteirinha do som do rei carmin. Eles se conheceram em Nashville, onde desenvolvem suas carreiras de músicos como sidemen de diversos astros pops.


Ian Wallace é um baterista que, apesar de seus trabalhos na cena pop, consegue ter uma pegada jazzística bastante convincente. Tim Landers é baixista egresso da Berklee, onde conheceu e tocou com figurinhas carimbadas como Mike Stern, Bill Frisell, Kevin Eubanks, Vinnie Colaiuta e muitos outros - ele também mostra-se eficiente sustentando a estrutura harmônica do grupo. Desde muito jovem, Landers tem sido reconhecido como um baixista de mão cheia. Nardone, jovem pianista, surpreendeu-me com a facilidade com que passeia pelas teclas do seu instrumento. O anseio de tocarem os temas de Fripp e asseclas resultou em dois discos muito agradáveis ao meu ouvir. Uma boa surpresa.
Curtam ali no podcast do Jazz Contemporâneo.
Link: here or there

13 comentários:

figbatera disse...

Beleza de som, Salsa; aposto que o Sergio vai adorar!

Salsa disse...

Creio que sim Olney,
Os meninos não fazem feio. O batera manda a mão de vez em quando, mas não chega a comprometer o resultado final. Isso é desculpável, pois os temas são da seara roqueira.

Érico Cordeiro disse...

Grande Salsa,
As releituras que os caras fazem das músicas do Crimson são muito "bacanudas" - o pianista é maluco - caramba, o que é isso!?!?!?!
Gostei e vou dar uma checada!
Abração!

Salsa disse...

Prezado Érico,
A minha reação ao ouvi-los foi justamente de grata surpresa. Os arranjos são bem elaborados e a execução faz jus. A coisa ficou fácl de ser ouvida. Vale, sim, uma conferida.

Salsa disse...

PS - Eu ganhei esses discos do meu querido Vinyl. No primeiro site que eu encontrei a versão compactada (avaxhome), o arquivo tem extensão wv (não consegui rodar nem a pau). Achei em outro lugar em mp3 e também deixei o link (there) para vocês avaliarem os discos de cabo a rabo.

Sergio disse...

Grande Salsa, valeu mesmo! O 1º eu postei assim que conheci, lá nos primórdios do sônico. Agora, o 2º (volume 2) já tou baixando amarradão assim que descobrir qual link escolher.

King Crimson é a minha paixão de sempre, desde o 1º "da boca"!... Vou baixar ouvir e volto pq o mais legal é nem fazer idéia das músicas que escolheram dessa vez.

Claro, assim q me entender com esse monte de link.

Muito obrigado, Salsa! Acertou na veia.

Sergio disse...

Olha, Salsa, eu conheço pelo menos 3 blogs especializados só em KC e não encontrei esse volume 2 em nenhum. Tbm não consegui baixar aqui não. Nesse link disponível para o Vol.2 só (me pareceu) q só havia uma opção e o rapdshare só dá error. Mas é ca-la-ro que não ia me apertar num caso desses, né? Tou baixando no soulseek. De todo jeito, só pela informação privilegiada já estou feliz da vida.

Salsa disse...

Ô, Sérgio, o link tá lá no "there". Existem várias opções do v.2 - é só observar.
No 2 rola um sax como convidado. Eu gostei de ambos.

Sergio disse...

Pois eu não vim aqui só pra comentar do sax na versão de Frame by Frame?! Tou gostando muito do vol.2, Salsa. Claro que algumas músicas prestam-se melhor ao jazz, pelo menos nesse conceito trio piano baixo e bateria que outras, mas no cômputo geral, este foi um grande achado. Veja só! Vês que ouço mesmo enquanto escuto, na versão de Inner Garden tem vocais!... Então esse volume 2 está até melhor, pq nos traz algumas surpresas aqui e ali.

Mas esses links eu testei e aqui - pode ser um probleminha com o meu mozila, acontece - mas aqui deu tudo error. Quando gentilmente levou o link lá nos comentários do sônico eu já tinha baixado pelo soulseek e hoje estou ouvindo. Mas acabo de testá-los, seus links, até pra postar o álbum tbm no sônico mas não rolou. Não sei se testou o link do rapdshare antes de mandá-lo pra mim, mas a tal DMCA ou similar, pode ter se encarregado de inutilizá-lo depois q tenhas baixado.

Anfã, discão, Salsa!, pra quem é fão do rei ruborizado não tem erro! E é o que interessa.
Grato, muito grato, gratíssimo.

Belo Belo disse...

Adorei a nova foto do blog. Adoro John Coltrane! Abraços, Kati.

John Lester disse...

Parei de ouvir rock aos três anos de idade, Salsa lembra bem dessa fase. Bom saber que mais três músicos resolveram fazer música.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Bacana, Sérgio. Repito: foi uma grata surpresa.
Kati,
Pretendo alternar algumas fotos dos meus heróis. Essa do Coltrane eu até usei em umas camisas. Ficou bem legal.

Salsa disse...

Ôpa, o bom e velho Lester prestigiando a área. Pode conferir que é bem feito.