quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Bill Perkins on stage

O objetivo desse post é simplesmente poder contrastar a performance de um músico passado o intervalo de dez anos. Vocês perceberão com facilidade as alterações nas concepções das interpretações e arranjos. Trago-vos, para tal fim, o primeiro lp gravado por Bill Perkins como band leader. O ano foi 1956, dez anos antes do disco postado anteriormente. O disco: On stage: The Bill Perkins Octet.

Desde sua passagem pela orquestra de Herman, o jovem tenorista já era insensado como um dos melhores da cena jazzística. Para vocês sentirem como o camarada estava bem cotado, Stan Getz, em 54, já dizia (tá lá no encarte) que Bill estava tocando mais que todos juntos. Era de se esperar que o time que participaria do seu primeiro disco fosse estelar (muitos deles também trabalharam com Herman). A galerinha que compõe o octeto não é brinquedo não: Bud Shank (alto), Jack Nimitz (barítono e flauta), Stu Williamson (trompete e trombone de válvula), Carl Fontana (trombone de vara), Russ Freeman (piano), Red Mitchell (baixo) e Mel Lewis (bateria). Bill dividiu os arranjos com Niehaus, Mandel e Bill Holman.

Esse disco guarda aquela linguagem da costa oeste: o clima das bigbands (o monte de sopros bem arranjados e com bastante suíngue) temperado com a influência bop na construção dos solos. Uma sonoridade agradabilíssima perpassa o disco de norte a sul, de leste a oeste. Divertimento garantido.

Ouçam ali no podcast Quintal do Jazz.

Link: here!

10 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Ótima postagem, Mr. Salsa - um interessantíssimo exemplo das orquestrações no estilo West Coast para combos de tamanho médio (no número de integrantes, porque na qualidade ele é King Size).
Bacana é que apesar da opulência dos sopros, eles não ofuscam a bateria e nem o piano. Dá prá ouvir todos os instrumentos!!!
Bacanudo, como diria o Pituco. Vale a pena ter na estante (ai meus pobres cartõezinhos).
Abração!

Salsa disse...

Levarei para você, rapaz. Relaxe.

Sergio disse...

Salsa o link não está mais "HERE!"

Salsa disse...

Valeu, Serjão,
Problema corrigido.

jazzlover disse...

Obrigado Salsa pela canja, esse eu ñ tinha,gosto muito do estilo do Perkins.

John Lester disse...

Prezado, e o Tudo é Jazz? Tudo em cima? Onde hospedar-se-á?

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Ficarei numa hospedaria para viajantes de incerto destino, lá embaixo, próximo ao local onde acontecia o festival.
Já providenciei algumas garrafas de vinhos de combate.
Abraços

aroonie disse...

Thank you VERY much for Bill Perkins. A great recording and a fine blog!

Anônimo disse...

I'm really inspired along with your writing abilities as neatly as with the format in your weblog. Is this a paid topic or did you modify it your self? Either way stay up the excellent quality writing, it is rare to see a great weblog like this one these days..

Also visit my web-site; oikosplace.com

Anônimo disse...

My brother suggested I might like this blog. He was
entirely right. This post actually made my day. You cann't imagine just how much time I had spent for this info! Thanks!

Here is my blog fat loss factor 101