domingo, 6 de julho de 2008

Django Bates

Vou seguir a trilha aberta por Carlão, aka CD, e mostrar alguma coisa mais moderninha que as crianças andam fazendo no quintal do jazz.

Há doze anos, no meu primeiro e único passeio em Londres, fui convidado por um amigo para assistir um show que, disse-me ele, eu nunca mais esqueceria. De fato, durante muito tempo aquele som foi assunto recorrente nos papos com meus amigos. O nome do figurinha responsável pelo alvoroço que tomou conta de mim é uma mescla de grande músico com psicopata de filme de Hitchcok: Django Bates.

O maluco inglês é compositor e arranjador vanguardista marcado por uma alegria anarquista que me deixou de queixo caído. Não tenho muita certeza, mas parece que ele tocou durante muito tempo na orquestra de jazz de outro inglês, o baterista Bill Bruford (vocês devem conhecê-lo por seus trabalhos com o Yes, Genesis e King Crimson). Bates soou-me como uma mescla de Zappa com Mingus regada com boa dose de bom humor.

O único disco que eu possuo é justamente do show que assiti: Winter truce (and homes blaze). O som fica ao encargo de uma banda com 16 músicos (mais uma cantora) devidamente "amarrados" em arranjos permeados por linguagens diversas, que soam como uma encantadora babel musical. No arranjo feito para New York, New York (único dos nove temas que compõem o disco que não é de sua autoria), o estilo de Bates produz uma imagem frenética plenamente compatível com a megalópole americana - sons de todas as partes do mundo unem-se em envolvente algaravia. Outro tema que fez a minha cabeça foi ...and a Golden Pear, no qual os sopros (os saxes) se destacam. Vocês poderão conferir ali no podcast do jazz contemporâneo.

9 comentários:

Salsa disse...

Também achei divertido. NY, Ny ficou curioso: linha melódica conservada sobre a polifonia metropolitana. And a golden pear tem uma latinidade agradável - os sopros estão ótimos, mesmo.
Valeu

Sergio disse...

Vou ver se dá pra baixar essa NY,NY por aqui. No soulseek aparece p/baixar uma discografia extensa mas justo esse disco não dá as caras por lá. Grande dica do CD "Quiet Nights" e "Summer Fruits" já ouvidos e aprovadíssimos. 2 álbuns diametralmente opostos. O 1º fusion, tendendo pro rock, as vzs um pouco experimental de mais, mas com alguns temas excelentes (um baixista ner-voso arrepiando!) e muito bem executados. Já Summer Fruit é totalmente solo em piano, e vou lhes dizer uam coisa sem medo de errar. Pareceu Bill Evans. Um álbum longo que não chegou a me cansar. E isso, só no piano é complicado de ir do início ao fim com interesse. Valeu a dica CD. Mas um músico obscuro importante pra minha lista.

cd disse...

Opa, podemos fazer negócio. Manda de lá que eu mando de cá.

Sergio disse...

Fechadíssimo! Vou preparar-lhe os uploads. Me aguarde. E se for se entusiasmando a medida q as remessas chegarem é só lembrar que vou te mandando o resto. Por enquanto só tenho mesmo os dois álbuns citados. Mas vou buscar mais!

Como disse, no soulseek aparece bastante coisa do Alan Bates... Digo do Django Bates.

Sergio disse...

Taí, CD, esse é Django mais roqueiro:

Django Bates (Summer Fruits)
http://sharebee.com/74d693b2

O solo de piano tens q esperar um pouquinho pq o disco tem q ser dividido em duas partes.

cd disse...

Sérgio,
Pedi pro Salsa enviar o link para você. Ele disse que tem seu e-mail.
Valeu

Sergio disse...

Já baixei o álbum. Obrigado. Aqui a 1ª parte do 2º disco.

http://sharebee.com/90b0d545

Sergio disse...

Parte dois do Django Bates (Autumn - And Green Shots) 1994:

http://sharebee.com/6c6d2c09

Valeu, gente!

Gabriela Galvão disse...

Meninos, meninos, vlw as visitas e os comentários!!! Qt ao jazz, vou ver se dou um jeito d ouvir estes trem q cs indicam q eu fico c vontade mas meu pecado eh a preguiça, vejam soh...

Abraços e beijinhos!!!