segunda-feira, 21 de abril de 2008

Kessel, Manne & Brown - The poll winners

Em 1957, Barney Kessel (guitarra), Ray Brown (baixo) e Shelly Manne (bateria) reuniram-se para formar o Poll Winners. O resultado, como esperado, foi excelente. Afinal, como o nome já diz, eles receberam prêmios por suas performances jazzistas. Em 1960, lançaram outro disco - Exploring the scene, também excelente. Ambos são pura elegância. Da união desses três músicos, parece-me, um saiu em vantagem: Kessel. A já cantada e decantada habilidade de Manne, unida à indiscutível competência de Ray Brown favorecem os passeios do guitarrista, que parece se sentir bastante tranqüilo para exercitar sua criatividade na construção de frases e mais frases com as cordas de sua guitarra. Independente dessa observação, o fato é que os dois discos são de uma consistência ímpar.

Podemos sentir, contudo, uma diferença de intensidade entre um e outro. O repertório escolhido para o primeiro disco reúne baladas como Mean to me, It could happen to you e You go to my head, que mesclam-se com temas mais jazzísticos com Jordu e Nagasaki. Há, portanto, uma prevalência das baladas, que induzem os rapazes a um clima mais ameno.

No segundo disco, as composições são basicamente de jazzistas. Lá encontramos temas escritos por Brown, Brubeck, Timmons, Davis, Lewis e até Ornette Coleman (The blessing), sendo apenas Misty a representante das baladonas. Esse aspecto favoreceu a maior ousadia dos nossos heróis (mas sem perder o clima cool).
Se vocês ainda não os possuem, podem correr atrás porque é material imprescindível para a discoteca.


4 comentários:

ReAl disse...

Salsa,
Me arranja uma cópia do Exploring the scene. O outro eu tenho.

Anônimo disse...

Dois bons discos de Kessel. No segundo(Exploring the scene!) as músicas escolhidas apresentam um cunho mais jazzístico, como disse Mr.Salsa, e andamentos mais rápidos, o que não invalida o Poll Winners, repleto de belas baladas. Valeu.Mr.Salsa.

Don Oleari disse...

O primeiro, a gente tem aqui no muquifo. O segundo, nunca ouvi. Podemos combinar um vinhozim de até 50quentinha, meiá, e curtir o segundo. Quital? Proposta decente?Abraço do Oleari.

Anônimo disse...

Na verdade, o "Exploring the Scene" é o quarto disco do trio. Entre os dois discos citados, tem o "The Poll Winners Ride Again" (segundo) e o "Poll Winners Three!" (terceiro, como o nome indica). E tem também um quinto disco, chamado "The Straight Ahead", de 1975.