segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Art Tatum - o poeta e os labirintos

Há aqueles que dedicam suas vidas ao belo, que insistem em destacar a beleza que existe até nas topadas nas pedras do caminho, nos uivos doloridos dirigidos ao nada. Que não se cansam de dizer, mesmo sob a máscara mais pessimista, que vale a pena se arriscar na cega aventura de viver. São poetas que conseguem transformar a prisão em liberdade, ou, melhor dizendo, conseguem tirar o nosso pretenso seguro chão num convite à vertigem da queda livre. Vamos lá, ser gauche, errar nesse mundão velho sem porteiras. Vamos lá, poeta, vamos lá.

Enquanto penso em Miguel, poeta capixaba que nos deixou no sábado, ouço Art Tatum, vertiginoso, desfilar seus ágeis dedos nas teclas do velho piano. Às vezes, parece querer percorrer todos os caminhos. Exauri-los. Não, não, não se trata de exaustão. Art é o poeta dos labirintos, aquele que constrói com incrível rapidez uma profusão de possibilidades, de caminhos para se explorar, no limitado espaço harmônico. O acorde é apenas um ponto de partida. Dali, o mundo da música se abre como um sol, mostrando cores e sombras sem fim.

Em Trio days, coincidentemente gravados em três dias de 1944, o mestre pianista se faz acompanhar por dois grandes músicos: Tiny Grimes (guitarra) e Slam Stewart (baixo). É impressionante a química que rola entre esses caras. A agilidade e facilidade demonstrada por Grimes ao construir seus solos justifica estar ao lado de Art. O que dizer de Slam? Ele é um baixista completo, que sabe usar o arco como poucos na seara jazzística. Destaque-se sua intensidade também solar: é um baixo vivo, resplandescente - como seus companheiros o são.

É até maldade deixar duas ou três músicas para vocês ouvirem, mas tem que ser assim. Está ali no pdcast Quintal do Jazz.

O link: Avax

11 comentários:

figbatera disse...

O interessante é que na foto da capa aparece o bumbo da bateria; será que o batera faltou à sessão de gravação? rs

Salsa disse...

É verdade. As compilações conseguem essas mágicas. Em uma das faixas há um tamborilar que, creio eu, é Grimes batucando na guitarra.

Érico Cordeiro disse...

Apertem os cintos, o batera sumiu!!!!
Grande trio, mas com um baterista "dazantiga", tipo Jo Jones ou Buddy Rich, o que é ótimo ficaria mais que perfeito.
Tatum é genial - às vezes acho que tem três sujeitos tocando piano nas gravações dele.
E supimpa é a série Group Masterpieces - oito discos da Pablo, com feras como Jo Jones, Roy Eldridge, Barney Kessel, Benny Carter, Louis Bellson, Buddy DeFranco, etc.
Show de bola, Seu Mr. Salsa!!!!

John Lester disse...

Grande poeta, grande pianista, ambos se foram. Para nossa sorte ficam a poesia e a música. O que seria de nós sem a arte?

Grande abraço, JL.

Celijon Ramos disse...

Salsa,
Que de texto, hein! Um som antigo, belo e pungente. De um mestre do piano jazz que quem pouco se fala. Tatum recebe uma merecidíssima homenagem sua.
Parabéns!

Celijon Ramos disse...

Salsa vou querer saber direitinho das regras do jogo de ferrinho, pois creio tratar-se do nosso prosaico jogo de chucho (usávamos para confeccionar o brinqueodo pedaço de areme bem forte, agulhas de crochê,haste de tesourinha e outros mais)e joga-se um contra o outro, em trios, etc no chão molhado pela chuva ou por nós mesmos.
Um abraço!

Salsa disse...

Celijon,
Deixei as regras do "ferrinho" ou "preguinho" lá no seu espaço.

O Pescador disse...

Caro Salsa.
Já tinha verificado que, neste mesmo dia, ambos nos referimos a Tatum, um dos grande do jazz de que John Lewis disse "the greatest player that jazz has produced... maybe he was the greatest of all pianists".
E tenho de dizer que, embora não saiba tocar uma nota, tenho algo em comum com Tatum: o gosto pela cerveja :-)
Também segui o conselho de Érico e fui à Amazon em busca de alguns CDs das Tatum Group Masterpieces que me faltavam.
Saudações jazzísticas.

Salsa disse...

Mr. Fisher,
Tem ainda o gosto pela boa música. Brindemos, pois, a isso (e pode ser com uma boa cerveja).
PS - As sugestões do érico são sempre muito boas

pituco disse...

salsa san,

valeô a visita lá no 'rancho virtual'...obrigatô

art tatum...nossa, a primeira vez que ouvi(faz tempo..rs)pensei...qtos dedos tem esse pianista?...uau...inclusive apelidei-o de 'arte táctil'...argh!!!

qto ao poeta recém falecido, parece-me amigo em comum da confraria jazzófila virtual, tenho curiosidade em conhecer algum poema...alguém poderia postar?ou há algum blog?

abraçsons pacíficos

Augusto Senna disse...

Ótima postagem do Deus do Piano: Art Tatum, tocando com o Tiny Grimes que foi um grande guitarrista, infelizmente pouco reconhecido, tendo gravado, ao lado de Charlie Parker, pérolas como "Red Cross" e Now's The Time".
Prestigie o nosso blog:
http://whatsjazz.blogspot.com