domingo, 7 de novembro de 2010

Porque hoje é domingo


Domingo cinza. Passeio de bike ameaçado. Ligo a radiola e, porque hoje é domingo, vou ouvir um pouco mais do grupo liderado por Curtis Counce. Pego o Landslide, safra 1956. Gravação primorosa, com performances memoráveis de todos os participantes - Harold Land, Jack Sheldon, Carl Perkins, Counce e Frank Butler.

Creio que essa foi a primeira gravação do grupo (corrijam-me, se necessário) e, de imediato, chamou-me a atenção a coesão do grupo. É impressionante como esses caras conseguem fazer um trabalho como este, sem arestas, em praticamente um dia (uma faixa foi gravada uma semana depois, 15/10/56). Obviamente, já tocavam juntos, mas, mesmo assim, é tarefa para gigantes.

Curtis Counce, com a precisão do seu toque, torna-se a viga mestra que sustenta a bela arquitetura desse disco. Ele é um mestre que tem plena consciência de sua função na estruturação dos temas. Land e Sheldon apresentam tal empatia e sicronia nas interpretações dos temas que parecem tocar juntos desde que nasceram. Perkins é um desses caras que nos fazem lamentar a precoce partida (confiram Sarah ali na radiola). Destaco a performance do baterista Frank Butler, que no disco postado anteriormente, ao meu ouvir, ficou devendo (aqui, a sua energia irradia no contato das baquetas com tambores e pratos).

Sem mais delongas, curtam um pouco ali na radiola.

Link: Avax

8 comentários:

Bruno Leão disse...

Bala!

Salsa disse...

Arsenal completo, Bruno.

Fuzzer disse...

curti.

Paula Nadler disse...

Grande baixista, grande álbum.

Pois é, o sopro do russo Roman Kunsman, que resenhei lá no Jazzseen, lembrou demais o seu.

Depois dê uma conferida:

http://files.mail.ru/IJ861X

ou

http://narod.ru/disk/26197975000/RKN_0.rar.html

Grande abraço.

Salsa disse...

Já conferi, Paulinha. Tem uma "sujeira" que me apetece.
Volte mais.

PREDADOR.- disse...

Mr. Salsa, outro bom disco do Counce. Só ficam faltando, dentre os melhores dele como líder(no meu entendimento)você comentar os albums "Counceltation" e "You get more bounce with Curtis Counce", ambos de 1957.

pituco disse...

salsa san,

tô querendo ouvir a discografia toda de mr.counce...rs

curto pacas esses sons, digamos, mais arranjados...os combos brasileiros também entraram nessa, em tempos d'antanhos e se deram bem à beça...não é verdade?

abraçsons
valeô o post e tô curtindo a radiola

Anônimo disse...

Muito bom disco! Na verdade não conhecia a música do baixista Counce. Ótima apresentação! Vou baixar os outros.
Abrç.

Zezo Maltez