segunda-feira, 21 de junho de 2010

A piano heroe

Jazz, enfim.

Hoje estou ouvindo um pianista que faleceu com apenas 29 anos, um ano antes do meu nascimento. Vida breve, obra eterna.

O jovenzinho Carl Perkins, de Indianápolis, foi fazer sua carreira na ensolarada Califórnia. A sua história é marcada pela superação - acometido, na infância, pela implacável pólio, ficou com seqüelas em seu braço esquerdo. Isso o obrigou a desenvolver uma técnica particular para atacar os baixos. O fato é que seu som conquistou um espaço e tanto no cenário jazzístico.

O disco Introducing Carl Perkins, é o único gravado pelo pianista no formato trio. Acompanham-no Leroy Vinnegar (baixo) e Lawrence Marable (bateria). O resultado é de primeira e vocês poderão conferir na radiola (o disco inteiro).

Link: Avax


12 comentários:

olney disse...

Muito bom, Salsa; gostei!

Érico Cordeiro disse...

Grande Salsa-boy,
Depois da aventura em Rio das Ostras, de volta ao bom e velho jazz, para alegria do Predador! Tenho alguns discos com essa fera, mas em todos ele atua como sideman, nada tenho como líder. Ótima oportunidade para garimpar algo nas boas lojas (virtuais, é claro) do ramo.
Abração!

Salsa disse...

Grandes Olney e Érico,
O trabalho de Perkins é basicamente como sideman. Esse é o único que eu conheço que ele atua como líder. No encarte tem uma foto dele tocando - o braço fica paralelo ao teclado. ´o Django do piano.

pituco disse...

salsa san,

tô curtindo o som do perkins...obrigadão

abraçsons

HotBeatJazz disse...

Ô¬Ô

Mestre Salsa,

Perkins é o pivot de uma das melhores seções rítmicas do west coast. Ele, Russ Freeman e Hampton Hawes; ao lado de: Vinnegar, Curtis Counce e Shelly Manne, foram vitais para a formação de uma identidade no som da California.
Belíssima lembrança!

Grande abraço

Ô¬Ô

Salsa disse...

Valeu, Hotman, Perkins merece

PREDADOR.- disse...

Como disse mr.Cordeiro "de volta ao bom e velho jazz". Já estou de saco cheio de ver estes blogs ditos de jazz perderem tempo e dando espaço para pauls horns, wayners shorters, herbies hanckoks... Tenho este disco do Perkins há bastante tempo, que me foi presenteado por Garibaldi Magalhães. Um ótimo álbum de um pianista do estilo west coast, com breve passagem entre nós: morreu aos 29 anos vitimado pelas drogas. Realmente seu único disco como líder é este "Introducing", mas consegui deixar seu talento gravado, como "side man", nos grupos de Oscar Moore, Clifford Brown, Chet Baker, Art Pepper e outros. Boa lembrança mr.Salsa. Parabéns!

Salsa disse...

ufa! o predador não predou

Takechi disse...

Ótimo pianista! Me lembrou um pouco o Phineas Newborn Jr. Se eu estiver certo, então o Carl Perkins influenciou gente da pesada!
Grade abraço,
Takechi

Salsa disse...

Prezado takeshi,
Não acredito que ele tenha influenciado muita gente. A sua história é a de um sideman competente (ele nâo teve tempo para influenciar - morreu muito jovem). A sonoridade próxima à de Newborn é uma observação pertinente. O fato é que ele realmente era um ótimo pianista.
Valeu a visita - e volte mais,

Don Oleari disse...

Junte-se aos bons e se não conseguir ser um deles, pelo menos ouve o que eles sabem ouvir, de bom.

saudações, Mr. Salsa, do seu admirador de carteirinha.

Salsa disse...

Graaaaande Oleari! Enfim, deu o ar da graça cá no quintal. Apareça mais, meu velho.