quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Jazz canadense

Mais um talento com os pés atolados na tradição: o canadense Grant Stewart. Não o conhecia. Encontrei em minhas andanças pela rede (não existem mais lojas decentes em Vitória desde o fechamento da Digital, há alguns anos). Peguei por causa do título: Recado bossa nova. Eu quis conferir o que o gringo fez com o tema de Djalma Ferreira.

Pois bem, de acordo com as notas, o rapaz é filho de jazzista. Ouviu muito (especialmente a velha guarda) e se apaixonou pelo sax tenor. Desde a adolescência, Grant encarava sessões de jazz com os mais velhos sem amarelar. Aos 19, já estava em Nova Iorque tocando com músicos da estirpe de Clark Terry, Brad Mehldau e Curtis Fuller. Um cartão de apresentação e tanto, devemos admitir. O moço já tem uma boa discografia (iniciada em 92): contando o que agora ouço e vos apresento (Recado foi gravado de uma tacada no dia 9 de março de 2008) a sua produção já soma cinco discos.

O sopro de Grant Stewart é consistente, encorpado e límpido. Joga muito bem com o suíngue, com fraseado bem construído (ele sabe contar uma história envolvente com início, meio e fim). O time que o acompanha inclui Lewis Nash, um dos melhores bateristas da atualidade, mais os músicos, para mim desconhecidos, Joe Cohn (g), Tardo Hammer (p) e Peter Washington (b). Desconhecidos mas competentes em seus afazeres sonoros. Quase esqueci: o recado bossa nova ficou mais para um ritmo caribenho qualquer. A versão de Manhã de carnaval ficou melhorzinha, mas sem novidades. Mas quando o assunto é jazz, a conversa é outra - os meninos mandaram muito bem.

Confiram ali no podcast do Jazz Contemporâneo.

13 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Q layout bonito!, ainda ñ tinha visto.

E vc jah viu a exposição dum livro q Matisse fez? Sobre jazz.:http://jbonline.terra.com.br/pextra/2009/05/18/e18057367.asp

Salsa disse...

Vou lá conferir.
valeu a visita.

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Ótima pedida. Tenho um disco do rapaz, chamado In The Still Of The Night, com Tardo Hammer (p), Peter Washington (b) e Joe Farnsworth (bt) que é excelente.
O garoto entende do riscado.
Falando em jovem saxofonista, tenho um cd (comprei há mais de 10 anos, então ele não deve mais ser tão jovem assim) de um altoísta chamado Christopher Hollyday (escreve-se assim mesmo) - muito bom, com Cedar Walton (p), Wallace Roney (t), David Williams (b) e Billy Higgins (bt).
Nunca mais encontrei nada dele (aliás até na internet é difícil saber alguma coisa desse músico).
Pergunto: Você conhece esse disco? Sabe se ele lançou outros discos?
Abração!!!

Salsa disse...

Prezado Érico,
parece que Christopher optou pela carreira de advogado ou algo assim. Quem sabe, um dia, ele volta...

Guzz disse...

salve Salsa, salve Erico

pois é Érico, tirou do baú o Cristopher Holiday, acho que só lançou 1 disco e lembro que na época andou de mão em mão por aqui ...
Assim como o pianista Sergio Salvatore, lembra ?!, espetacular por sinal, que, diz a história, foi impedido de tocar pela mãe para concluir os estudos.

Abs,

Sergio disse...

ERIC ALEXANDER & GRANT STEWART (REEDS AND DEEDS - WALLIN') 2004, Salsa, esse disco já tenho há algum tempão...

Reeds & Deeds: Eric Alexander, Grant Stewart (tenor saxophone); David Hazeltine (piano); Peter Washington (double bass); Kenny Washington (drums).

Discaço, amigo. Me parece que mr. John Lester é muito fã do Eric A.

Agora vou provar este aqui.
Abraços!

pituco disse...

pôxa,
sr.salsa...só tem fera comentando aqui...boa noite aos colegas virtuais.

abraçsons pacíficos

BraGil disse...

Quem quiser ouvir Grant Stewart e outros do mesmo nível, visite a gravadora Criss Cross www.crisscrossjazz.com
BraGil

Salsa disse...

Opa,
Quantas honoráveis visitas. Agradeço a presença de todos.
Um fato: se eu não tivesse acesso à web possivelmente jamais saberia da existência de alguns bons músicos que aqui tenho comentado. É impressionante a quantidade de jovens músicos, ao redor do mundinho cão, que se dedicam ao bom e sempre novo jazz.
Abraços,

figbatera disse...

Pois é, amigo, bateras americanos tocando samba sempre fica parecido com vc (salsa)..rs

figbatera disse...

Mas o som é mesmo muito bom e o time é da pesada...
Gostei!

John Lester disse...

Boa indicação Mestre Salsa. Pesquisaremos com atenção.

Grande abraço, JL.

figbatera disse...

... e essa capa está linda!