quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Blues suite

Amanhã, sexta-feira, dia 18 de setembro de 2009, anotem aí, o nosso amigo Lucas fará sua entrada triunfal no nosso mundinho. Para quem não sabe, Lucas é o esperado filho de nosso frater blogueiro Érico. Saudamos, pois, o jovem jazzista. Muita alegria e muita música é o que desejo em sua jornada mundana.

Amanhã também será o dia que partirei rumo a Ouro Preto para curtir o Tudo é Jazz. Antes, porém, deixarei um post sobre um camarada que eu não conhecia. E não poderia ser de outro modo, já que uma de suas façanhas era ser ghostwriter (arranjador fantasma, no caso) de uma leva de orquestras (ainda nos anos quarenta) - enfim, o cara ficava escondido nas partituras que escrevia. Segundo o Allmusic, ele escreveu até para Basie e Gillespie. O nome do jovem: Ahmad Kharab Salim ou simplesmente A. K. Salim.

O disco que eu por acaso encontrei chama-se Blues suite, gravado em 1958. O pessoal do Allmusic desceu o malho nesse trabalho de Salim. Consideraram os arranjos pobres e repetitivos. Salvar-se-iam as performances dos bons músicos convidados que participaram das gavações: Nat Adderley (corneta), Paul Cohn (trumpete), Buster Cooper (trombone), Phil Woods (alto), Seldon Powell (tenor & flauta), Sahib Shihab (barítono), Eddie Costa (vibes & Piano), George Duvivier (baixo), Wilbur Hogan (bateria). Sapecaram uma estrela e meia. Achei muito pouco. Mesmo eu não sendo chegado em furiosas, considero um disco merecedor de, no mínimo, mais uma estrela e meia. Ouçam quatro faixas (o lado B do lp - todas de Salim) ali no podcast Quintal do Jazz e dêem suas opiniões.

Link: here

5 comentários:

edú disse...

Prezado Salsa, segundo sr.Cordeiro - reputavelmente um dos mais simpáticos blogueiros do território brazuca do jazz - Lucas antecipou sua vinda ao mundo, acontecida hoje por volta das 18:00,para acompanhar a cobertura do evento de Ouro Preto pelo Jazzigo e Jazzseen.Olha a responsabilidade.

Salsa disse...

Ô, moleque apressado, sô!
Não quer perder nenhum momento de boa música. Parabéns para a família Cordeiro.

John Lester disse...

Exatamente. E na condição de fundador e presidente vitalício da ONG ACQ - Adoradores da Castração Química, prefiro falar de música.

Realmente, Mr. Salsa, o álbum merecia mais. Talvez 1,6 estrela.

Grande abraço e comporte-se em Ouro Preto, JL.

Sergio disse...

Seu Salsa, Ouro Preto é essa semana, né? Sim na dúvida pq já antecipei em pelo menos um mês o festival.

Anfã, não foi o que me trouxe.

Tem um tal de Soul Eyes no sônico que é somentemente fu-ri-o-so. Confira, please.

Em tempo: e o albinho (rock) de Norton Buffalo, pra quem tbm gosta do estilo, recomendo sem hesitações.

Abraços e boa viagem! Conte-nos tudo.

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Obrigado pela deferência - o Lucas fica felicíssimo com o carinho destes titios.
Contudo, como é sabido, ele antecipou a chegada - não quer perder nadica do festival Tudo É Jazz. Assim, você será o Ouvidor e também o "Olhador" do JAZZ + BOSSA, ok?
Divirta-se por nós em Ouro Preto e um fraterno abraço!