domingo, 10 de abril de 2011

Vocês conhecem o Hasaan?


Longo tempo sem cuidar do meu quintal. Dias árduos passados - centenas de provas! - retorno ao meu terreiro para depositar mais uma oferenda aos meus amigos viajantes.

Ouço um trio que jamais se repetiu em gravação outra. Ao piano fulgura Hasaan Ibn Ali, de quem não tenho maiores notícias (meus amigos Lester e Érico poderiam auxiliar-me nesse momento). A contracapa do lp informa que Hasaan tocou com deus e com o mundo (menos com Parker), mas parou nesse único trabalho, gravado em 1966. O que é uma pena, pois o seu som é daquele tipo que sempre se manterá na vanguarda, devido à profusão de variações rítmicas e harmônicas, e pelo fraseado muito louco que ele extrai das teclas do piano. Os amigos, com certeza, sentirão no ar a presença de Monk, fato que em nada desmerece o trabalho do camarada. Mas, diz-nos Hasaan, sua maior influência seria Elmo Hope, a quem dedicou uma intensa balada - Hope so Elmo.

Antes que me esqueça, o trio é liderado por Max Roach - que só pelo fato de ter gravado esse disco já merece nossas congratulações. Uma presença também impressionante é o excelente baixista Art Davis, que também mostra uma força expressiva pouco comum.

Apreciem ali na radiola.

Link: Avax

12 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Mestre Salsa,
Também não conheço o Hasaan. Tenho esse disco "The Max Roach Trio, Featuring the Legendary Hasaan", numa edição dupla com o cd "Drums Unlimited". Inclusive, esse tema "Hope So Elmo" não consta da edição que possuo.
Tem as faixas postadas "Three-Four Vs. Six-Eight Four-Four Ways" e "Almost Like Me", mas confesso que acho esse disco meio experimental demais - tanto é que não me animei a procurar mais cosas do pianista.
Mas já que você trouxe o nome do sujeito à baila, vou reouvir o disco e dar outra chance ao Hasaan!
Abração!

Takechi disse...

Salsa:
Se você não dissesse que era o Hasaan, juraria que era o Herbie Nichols!
De qualquer forma, prefiro o som do Herbie Nichols (questão de gosto).
Grande abraço,
Takechi

Salsa disse...

Érico,
A faixa three-four tem um lance legal que é brincar com ritmo. Sinta como o trio faz variações (isso também acontece em outras faixas). Hasaan, justamente por ser experimental, agradou-me. A experiência, no entanto, não é daquelas que apaga o coração. A pulsação está lá, firme e forte.
Grande Takechi,
A semelhança existe, mas Hasaan é mais, digamos, "agressivo". Também gosto do Nichols. Ambos trazem em suas almas uma dose de Monk.

João Luiz disse...

O único Hasaan(ou seria Rahsaan?) que conheço é o Roland Kirk, um instrumentista "bestial" que "soprava" 18 saxofones ao mesmo tempo e ainda de quebra tocava flauta com o nariz.

Salsa disse...

Experimenta esse, João.

João Luiz disse...

Esse Hasaan é uma mistura de Monk, Waldron, Andrew Hill, Cecil Taylor, mas, na verdade, está mais para um Herbie Nichols piorado.

Salsa disse...

Ah, João, não força!

pituco disse...

salsa san,

ouço e curto a radiola...

valeô a dica
abraçsonoros

John Lester disse...

Não tenho nada a ver com isso, aliás, nem conheço o insólito cidadão que parece oscilar entre um Cecil Taylor num bom dia e um Monk num mal dia. Quem sabe João não esteja certo, seria ele Herbie com mal de parkson?

Nessa época, muitas criaturas cabiçudas trocaram de nome quando converteram-se ao islamismo, na esperança de ganhar dinheiro e proteção. Alguns, menos idiotas, voltaram atrás. Qual seria o nome de registro de Ibn?

De qualquer forma, um pianista para se ouvir com vodka, muita.

Grande abraço, JL.

Salsa disse...

Bem, mantenho-me à margem das opiniões dos doutos amigos. Considero o cara muito interessante, pelos motivos já expressos no post.
Se a vodka for boa índole, aceito uma dose.

Érico Cordeiro disse...

Meu caro Salsa,
Gostaria de convidar você e seus leitores para as comemorações do 2º aniversário do Jazz + Bossa + Baratos Outros (www.ericocordeiro.blogspot.com).
Abração!

Catiaho Reflexod'Alma disse...

Me passa um endereço de email que seja de trabalho, manda pra meu endereço tambem de trabalho catiaho@hotmail.com
E esse não seria meu blog principal porque posto em todos ao mesmo tempo. Escrevo em muitas direções:poesia, contos simples, textos excitantes, frases...
e outros
nesse aqui reuno blogueiros amigos todos os domingos: http://reflexosespelhandoespalhandoamigos.blogspot.com/

nesse escrevo textos excitantes: http://meusreflexoscontostextoseafins.blogspot.com/2011/04/como-se-em-meio-ao-mar.html
nesse escrevo meu dia a dia:http://ob-servandoeab-sorvendo.blogspot.com/

Depois passo outros rsrs
assim não te assusto.