quarta-feira, 21 de abril de 2010

Os Poemas brasileiros de Wanderson Lopez

Conheci Wanderson Lopez há dez ou quinze anos, aproximadamente. Era um jovenzinho elétrico (capixaba da gema) querendo tocar jazz. Mostrou-me a sua guitarra e dedilhou suas cordas com o ímpeto dos jovens: muita paixão, muitas notas, voluptuosas notas revelando a sua autodidata alma musical. Naqueles dias, Wandinho, como seus amigos o chamam, já mostrava ser um grande músico - mais do que somente um músico de jazz - e que estava burilando uma peculiar assinatura musical.

Na semana passada, ele aproximou-se de mim e mostrou-me um cd, o seu primeiro cd: Poemas brasileiros, que será lançado em breve - aqui e na Europa (na Itália, para ser preciso), fruto de longos meses de árduo trabalho. Cheguei em casa de madrugada e resolvi ouvi-lo enquanto me preparava para o merecido sono. Logo nos primeiros acordes, o sono se foi e deu lugar à necessidade de ouvir todos detalhes que Wandinho usou na confecção do seu trabalho.
Wanderson Lopez mostra, em Poemas brasileiros, que o jovenzinho impetuoso de há dez anos ainda mantém a verve que o movia, a paixão, mas com o tratamento que a vivência propicia a algumas almas sensíveis. Suas composições revelam boas influências do erudito e do pop, que se articulam com particular eficiência, produzindo um resultado bastante convincente.

A Suíte brasileira, que abre o disco, dividida em quatro movimentos (Poemas, Brasileiros, Abrigo e Casa de Baden), passeia pelo baião, pelo choro, pela valsa e pelo afro-samba. Poemas traz um sabor mais erudito em que os violões são explorados de modo eficaz. O estiloso choro Brasileiros, com a participação do irrepreensível gaitista Gabriel Grossi (que participa em mais duas faixas), é um momento e tanto. Abrigo, o terceiro movimento, é uma valsa que se divide em três, sendo cada parte um estilo bem definido - pitadas de um lirismo erudito com uma brisa metheniana (aqui Wanderson conta com o apoio de Pedro Alcântara ao acordeon). A Suíte se completa com uma bem feita homenagem ao grande Baden Powel. Essa peça já seria uma boa justificativa para a edição do cd.

Para nossa sorte, o disco ainda tem muito mais. Além das bem estruturadas composições de Wandinho, o violonista, baixista e bandolinista nos brinda com boas interpretações de composições de grandes contemporâneos: Toccata in blues (Domeniconi), Jongo (Bellinatti) e Saudade a trois (Dyens).

A empreitada foi realizada com a participação dos músicos Pedro Alcântara e Fabiano Araújo (acordeon), Edu Szajnbrum (percussão), Diego Frasson (bateria) e Gabriel Grossi (gaita). Wandinho cuidou dos violões, bandolin e baixo.

Serviço:
CD: Poemas Brasileiros
Cotação: ****
Selo: Independente
Vendas pelo email wandersonlopez@hotmail.com
Confiram Brasileiros:

8 comentários:

John Lester disse...

Bom retorno velho navegante. E, embora não seja minha praia, creio que um álbum solo do Wandinho cairia bem.

Grande abraço, JL.

figbatera disse...

Alvíssaras!
O nosso Salsa blogueiro está de volta...
E aí, firme lá em Rio das Ostras?

Salsa disse...

Farei a resreva essa semana. Pretendo ficar no Atlântico Hotel.

figbatera disse...

Apresse-se, rapaz; acho que vc está meio atrasado...

pituco disse...

salsa san,

bacanudo pacas o que se ouve e lê poracá...valeô a dica.

abraçsons

Salsa disse...

Wandinho é um cara legal. Depois (quando estiver pronto) eu tentarei enviar um disco para vc.

Anônimo disse...

I have to thank you for the efforts you have put in penning
this blog. I am hoping to see the same high-grade blog posts by you in the future as well.
In fact, your creative writing abilities has inspired me to
get my own, personal website now ;)
My web site :: man utd transfer news update

Anônimo disse...

Hello, i think that i saw you visited my website thus i came to “return the favor”.
I'm trying to find things to enhance my web site!I suppose its ok to use a few of your ideas!!
My website - perfumes originales