domingo, 22 de agosto de 2010

Rouse

A primeira vez que ouvi Charlie Rouse, ele estava atuando como sideman de Monk. Desde então, Rouse passou a ocupar um lugar especial entre meus preferidos instrumentistas.

Passei a buscar seus trabalhos como líder e, confesso, entre os poucos que encontrei, ele não me convenceu tanto quanto quando acompanhava Monk. Talvez estivesse eu com os ouvidos contaminados pela força dos temas do genial pianista. Pode ser.

Pois bem, cá estou novamente às voltas com o meu herói, num cd que reúne dois lps com momentos bastante interessantes: Yeah! e We paid our dues. Os albuns foram gravados em 60 e 61 do século passado. O primeiro, Rouse se fez acompanhar por Billy Gardner, Peck Morrison e Dave Bailey, e, logo na primeira faixa - You don't know what love is - deparei-me com a sonoridade que apreciei em seus trabalhos com Monk. E, para me deixar ainda mais feliz, a faixa seguinte - Lil' Rousin' - em andamento mais up, mantém o clima da primeira. Para mim, já valeria a aquisição do disco.

As últimas seis faixas (são doze), referentes ao lp We paid our dues, reúne um time maior. Três faixas foram gravadas com Gildo Mahones, Reggie Workman e Art Taylor, outras três trazem o tenorista Seldon Powell (alguém aí sabe algo sobre ele? Aliás, só reconheci Taylor e Best entre os citados) que manda bem nos temas que ficaram por sua conta e Lloyd Mayers, Peck Morrison e Denzil Best. Agradou-me a versão de When sunny gets blue (uma das baladas que mais aprecio), em que Rouse constrói uma bela intro para a sua envolvente interpretação (como o tema exige).

É isso, meus amigos, dois bons discos em um. Fiquei duplamente feliz, especialmente por, enfim, achar discos de Rouse que não comprometem a imagem que dele guardo.
Curtam alguns teminhas ali na radiola.
Link: Avax

4 comentários:

pituco disse...

salsa san,

sonzaço...valeô o post

curioso esse lance de se tocar conforme a música...hehehe...imagino que qdo se estava com mr.monk todos tornavam-se monkeneanos...rs

é isso aí
abraçsons

Salsa disse...

A personalidade musical de Monk é muito forte. Acho que você diagnosticou bem. Um bom contágio, esse.

figbatera disse...

Eu tb gostei do som, Salsa.

ps.: vc viu os precinhos para o festival em O.Preto?
Confesso que desanimei, ainda mais com o esquema de colocarem QUATRO shows por noite; acho por demais cansativo. Então, paga-se pelos quatro e, no meu caso, só aproveito mesmo de dois...

Salsa disse...

Pois é, e o pior é que eu gostaria de ver e ouvir Joshua, mas na quinta é impossível para mim. Comprarei apenas a sexta.