domingo, 8 de agosto de 2010

Jenkins & Burrell

Como viajarei para Colatina amanhã, resolvi postar imediatamente o disco que foi-me enviado pelo velho, querido e desaparecido amigo Vinyl. Esse não dá para ficar na gaveta esperando o próximo final de semana.

Disse-me ele, no bilhete escrito a mão, que achou o lp e o cd em um sebo em São Francisco. Trata-se do algo parkeriano altoísta John Jenkins (de Chicago), que, até onde eu sei, atua mais como freelancer do que como líder. Fez uns trabalhos com o quinteto de Mingus e, tá lá no encarte, com Mobley.

O disco, o primeiro de Jenkins como líder, leva o nome do saxofonista e destaca a presença do guitarrista Kenny Burrell. Agradou-me a expressão do sopro do camarada, com som fluido e fraseado bem articulado.

A parceria com Burrell, que não precisa de apresentações, deu uma boa liga. Os diálogos da dupla soam agradáveis tanto em up quanto em slow tempo. Também convém destacar a cozinhaça que segura o rítmo: Sonny Clark (piano), Paul Chambers (bass) e Dannie Richmond (drums) - trio de respeito, que garante boas molduras para as telas pintadas pelos nossos heróis.

Deixarei três temas para não deixar dúvida sobre a qualidade do som: From this moment on, Sharon e Blues for two.
Link: Avax

6 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Grande Salsa,
Kenny Burrell dispensa apresentações - é top de linha. O Jenkins é bem menos conhecido - tenho apenas um disco (ótimo, por sinal), no qual ele divide a liderança com Bob Timmons e Clifford Jordan - outro grande músico de Chicago.
O álbum postado - que não conheço, mas que vem com o selo "Salsa" de qualidade - tá meio salgadinho no Amazon (17 verdinhas + frete), mas uma hora dessas eu crio coragem e peço.
Abração!

HotBeatJazz disse...

Ô¬Ô

Seu Salsa,

encheste minha pobre boca de água, Jenkins é coisa rara, acompanhado de Burrell torna-se um biscoito fino que vc serviu em pedacinhos e me deixou com gosto de quero mais. Que raridade meu velho!!!

Agora, fostes maldoso, e o link desta pérola????

Abração

Ô¬Ô

Salsa disse...

Prezados Érico e Hot,
É muito bom recebê-los. Na pressa de postar o disco, acabei esquecendo o link. Desculpem-me a falha - o problema já está resolvido.

figbatera disse...

Bom mesmo, hein Salsa?!

pituco disse...

salsa san,

como diria um colega...raridade rara...mamma mia...piramdial...tô baixando e loga em seguida saravando...

abraçsons e obrigadão

PREDADOR.- disse...

John Jenkins é um dos "esquecidos", dentre muitos outros, que os "ditos críticos de jazz" consideram de terceira linha. Pode? Ótimo este album do Jenkins, junto com a "fera" Kenny Burrell. É isso aí mr.Salsa.