domingo, 31 de outubro de 2010

Começando o domingão - The Curtis Counce Group


Nada como acordar com uma boa dose de jazz. Exagero meu, mas, com certeza, é uma das boas coisas da vida: acordar com algo que a gente gosta. Programei o despertador para tocar Carl's blues às 9:00h, e, com a pontualidade das máquinas, lá estava o grupo liderado pelo baixista Curtis Counce (preciso como poucos, e não tão conhecido) inundando o pequeno quarto com uma boa dose de encorpada sonoridade.

O grupo de Counce inicou os trabalhos em 1956 e era formado por Carl Perkins (piano), Harold Land (tenor), Frank Butler (bateria) e Jack Sheldon (trompete - que, no disco encarregado de me despertar, toca em apenas uma faixa - outras duas ficam por conta de Gerald Wilson).

Nota triste: o disco em questão, Carl's blues, gravado entre 57 e 58, acabou se tornando um epitáfio para o pianista Carl Perkins, que faleceu em 58, aos 30 anos. Carl's blues, segundo o band líder, foi a última música composta pelo jovem e finado instrumentista. Não há como negar a sua expertise. O cara é bom mesmo. Vocês testemunharão ao ouvirem o disco.

O que temos aqui, senhoras e senhores, são quarenta minutos de excelente música. Da primeira à última faixa, as interpretações são de inquestionável qualidade (o senão fica para a faixa solo de Butler, que achei monótona). Obviamente, puxarei a brasa para Harold Land, um dos meus heróis prediletos. O modo intenso com que liga as notas de suas belas frases, ou como as ataca, são exemplares para aqueles que almejam conseguir expressar sentimentos com seus instrumentos.

Sem mais delongas, curtam I can't get started, Love walked in e Carl's blues ali na radiola.

Link: Avax


terça-feira, 26 de outubro de 2010

Esse guitarrista é o Tal


Entre os jazzistas existe um grande número de autodidatas. O que agora ouço é mais um. Começou a dedilhar as cordas quando tinha oito anos, atraído pelos instrumentos do pai. O encarte do disco afirma que ele nunca teve nenhuma lição de música - foi logo brincar com as cordas. Mais tarde, já um jovem de 19/20 anos, apaixonou-se pelo som de Charlie Christian e não parou enquanto não conseguiu tirar os seus solos nota por nota. A sua formação, enfim, foi essa: ouvir e tocar.

O jovem de estranho nome - Talmage Halt Farlow, rapidamente abreviado para Tal Farlow - tornou-se um dos mais renomados guitarristas do universo jazzístico. Sua agilidade e criatividade tornaram-se públicas principalmente por seus trabalhos com Red Norvo, com quem trabalhou por longo tempo. Em 55, dando uma escapadela de dois dias do trio de Norvo, nosso herói gravou A recital by Tal Farlow acompanhado por um trio de sopros composto por Bob Enevoldsen (trombone de válvula), Bill Perkins (tenor) e Bob Gordon (barítono). Segurando o ritmo ficaram Monty Budwig (baixo) e Lawrence Marable (bateria). Papa fina, como diria o Acir. Vocês podem conferir ali na radiola.
O link: Avax

domingo, 24 de outubro de 2010

Sideman


O que dizer de um camarada que, convidado por Norman Granz (com carta branca) para gravar um disco, esquece, por um ano, o compromisso? E só se lembrou porque Granz deu-lhe uma dura...

Esse relato quem faz é o próprio protagonista da história, no encarte do cd. O disco: Plectrist, gravado em 1956. O músico: Billy Bauer, guitarrista nascido em 1915, que tocou com Herman e, posteriormente, com o grande Lennie Tristano.

Plectrist foi o único disco de Bauer como líder. Não à-toa ele intitulou sua autobiografia como Sideman. E que sideman! - Os trabalhos com Tristano são mais que provas de sua competência. Esses trabalhos, no entanto, ficaram como uma sombra sobre Bauer. Todos esperavam que ele fizesse algo na mesma praia, mas, diz Bauer, fiquei com Tristano pouco tempo (...) e não estudei com ele, como fizeram Konitz e Marsh e muitos outros que trabalharam com ele".

Por essas e outras, meus amigos, vocês não encontrarão aqui um disco experimental. Antes, esse disco é bastante tradicional, recheado de standards (a versão de You'd be so nice to come home to está excelente) com um clima envolvente e com performances dignas do primeiro time jazzístico. Completam a banda Andrew Ackers (piano), Milt Hinton (baixo) e Osie Johnson (bateria).

Ouçam ali na radiola.

Link: Avax

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

...and the first prize goes to...


Está rodando na radiola um disco que bem merece o título First prize! Recordo-me do artista, que há muito não ouvia, por suas performances com outro instrumento - a clarineta. Aqui, ele pilota, além da clarineta, o tenor. Com maestria, diga-se de antemão.

O músico em questão, Eddie Daniels, propiciou-me uma grata surpresa com esse bom disco gravado nos idos anos sessenta (66, para ser exato). O modo como encara o tenor não é nada meloso. Suas construções no improviso de A felicidade (Jobim/Vinícius), primeira faixa do disco, são de um vigor que lembra o bom e velho Rollins. A terceira faixa, em up tempo, Daniels faz uma interpretação vulcânica de Fallin' in love with love, merecedora de aplausos e segunda e imediata audição. Outro teminha bom de ouvir é Time marchs on, que lembra as composições de Desmond/Brubeck, interpretado com clarineta (na intro, em dois canais, Daniels dialoga consigo mesmo). O disco está repleto de bons momentos que merecem a atenção dos nobres visitantes.

Acompanham-no na agradável tarefa Sir Roland Hanna (piano), Richard Davis (baixo) e Mel Lewis (bateria). Ouçam ali na radiola.

Link: Avax

domingo, 17 de outubro de 2010

O atemporal Don EllisTrio


Alguns ventos que sopram nos deixam mais do que a simples impressão que algo diferente está acontecendo. É uma constatação: está diferente, diremos, ante a presença da brisa renovadora. E isso é patente em algumas performances de jazzistas do início dos anos sessenta.Um disco que traz isso de modo indefectível é Out of nowhere, gravado em 1961 pelo trio liderado pelo grande trompetista Don Ellis.
Ao lado de Ellis estão o jovem baixista Steve Swallow, em sua primeira gravação, e o pianista Paul Bley. Esses dois últimos, odiados pelo Predador e amados por muitos outros, não podemos deixar de reconhecer, trouxeram um modo peculiar de tocar para a cena jazzística. Ou, de outro modo, pelo menos reforçaram a tendência crescente de se explorar silêncios e inversões harmônicas, se arriscando em acordes dissonantes que nos deixam com aquela sensação de estranheza. Lembro-me de um jovem amigo meu, iniciante no piano clássico, que costumava dizer "esses caras estão tocando tudo errado".
Curiosamente, o trio escolhe justamente tradicionais standards para usarem seus artifícios musicais. Logo na faixa de abertura, Sweet and lovely, o piano de Bley passeia por regiões íngrimes enquanto o trompete de Ellis parece flutuar sobre um precipício. O disco prossegue recheado por momentos mais que interessantes como, por exemplo, o duo Bley-Swallow interpretando uma elétrica All the things you are. A dupla inicia o tema como se estivessem montando um quebra-cabeça com fragmentos da linha melódica (com pausas para pensar "onde coloco essa peça?") para, em seguida, partirem para um excelente improviso em up tempo.
O disco Out of nowhere é um daqueles que se mantêm à frente do seu tempo. Mais que atual, é um disco que ainda abre portas e janelas para aqueles que querem se arriscar em novas aventuras musicais.
Curtam aí três momentitos do disco (atentem para a versão solo de Just one of those things defendida por Ellis).
Link: Avax


sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Paul Gonsalves e Cleópatra

Na semana passada, zapeando a rede, encontrei um disco agradável de ouvir. Trata-se de um daqueles trabalhos dedicados a filmes. No caso, Cleópatra, a egípcia destruidora de corações, amizades e lares (interpretada, no filme, pela não menos poderosa Liz Taylor).

O líder do grupo é Paul Gonsalves, mais conhecido por suas performances na banda de Ellington. Dono de um sopro warm e aveludado, Gonsalves nos brinda com performances que fazem jus a sua fama de bom improvisador.

O disco Cleopatra - fellin' jazzy traz alguns temas do filme (o swingado Caesar & Cleopatra Theme e o abolerado Antony & Cleopatra theme, compostos por Alex North), outros do próprio Paul (Cleo's blues) e de amigos que o acompanharam na tarefa: o ícone da guitarra Kenny Burrell (Bluz for Liz e Cleo's Asp) e o tocador de sininhos (pelo menos nesse disco) Manny Albam (Cleopatra's lament). Tem ainda uma sensacional interpretação de Action in Alexandria, de Ellington.

A banda se completa com a participação do organista Dick Hyman (suportável ao meu ouvir, em duas faixas), do mestre Hank Jones, de George Duvivier (baixo) e do excelente baterista Roy Haynes.

Ouçam uma amostra ali na radiola.

Link: Soul & Jazz (clique em more no final da página)


domingo, 10 de outubro de 2010

Mais um petardo de Cannonball

Entre os diversos discos de Cannonball Adderley que eu possuo existe um pelo qual tenho especial apreço: Takes charge, gravado em 1959, quando ainda estava trabalhando para a Riverside, mas que foi editado pela Capitol.

Nesse disco, encontra-se um Cannonball com uma sonoridade mais aveludada, com fraseado lírico mas sem perder a verve de bopper. Não tem como não se comover ouvindo a bela balada I guess I'll hang my tears out to dry, nem como não balançar ao som de Barefoot sunday blues. Esse é um daqueles discos que a gente ouve de cabo a rabo sem reclamar. Mandei, agora a pouco, as sete faixas e mais as duas alternates sem tirar o ouvido da radiola.

Ao seu lado, mantendo o clima desse belo disco, estão Wynton Kelly (piano), Paul Chambers e Percy Heath (revezam-se na administração do baixo), Jimmy Cobb e Albert "Tootie" Heat (dividindo a bateria).

Curtam as três primeiras faixas ali na radiola.

Link: Avax


quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Clark Terry na estrada


E pensar que, na minha adolescência, eu detestava instrumentos de sopro. Se o disco, qualquer que fosse, tivesse um naipezinho discreto ia direto pro limbo. Ainda mais quando o sopro era o tal do trumpete. Mas o mundo gira e as coisas mudam de lugar.
Ca estou, nesse momento, ouvindo um disco de um escancarado trumpetista: Clark Terry. O que chamou a minha atenção à primeira vista foi o curioso título do disco - Serenade to a bus seat. Fiquei imaginando o que levou o músico a essa pouco prosaica cena - pensei em turnês por pequenas cidades do interior dos EUA. E é disso mesmo que se trata: um tributo ao tempo viajando com Ellington.
Mas, além do bom nome, o disco está recheado com boas interpretações de temas caros aos jazzistas (Donna Lee, Stardust) e outros menos conhecidos (Digits, Cruising, boomerang). Obviamente, destacarei a presença do grande tenorista Johnny Griffin (que troca umas figurinhas bacanas com Terry em Boardwalk e em todo o disco). Querem mais? pois tem mais: o genial Wynton Kelly que, com sempre, impõe um clima arrebatador com seu piano; Chambers, esse não precisa de adjetivos para designá-lo (poderíamos nos referir assim a alguém que toca bem: "Esse camarada é chambers no baixo" ou "esse camarada toca pra chambers"); e, para finalizar, outro monstro do jazz: o mago Philly Joe Jones e suas baquetas e vassouras.
Confiram ali na radiola.
Link: Avax

domingo, 3 de outubro de 2010

Farmer & Gryce

Para acabar com a modorra de um domingão chatérrimo, pelo menos para mim, ouvir um pouco do bom e velho jazz é uma ótima opção. Aqui, ao meu lado, na radiola, está tocando o grande Art Farmer.

Já estaria de bom tamanho se fosse só o Farmer, mas ao seu lado está o excepcional altoísta Gigi Gryce. O disco é o segundo que reúne a dupla, gravado em novembro de 1955. Originalmente intitulado Evening in Casablanca, título da segunda música do disco, passou a ser chamado Art Farmer Quintet featuring Gigi Gryce em seu relançamento no formato cd (creio que também foi chamado Satellite, a quarta faixa do disco).

Os sopros de Farmer e Gryce são um presente e tanto para os pareciadores do estilo. O diálogo entabulado logo no primeiro tema - Forecast - já pagaria o disco. Mas tem mais - a delicada interpretação de Evening in Casablanca é daquelas que no faz devanear. O bom é que o disco inteiro é de excelente qualidade. Não dá para parar de ouvir.

O time se completa com o piano pontual e equilibrado de Duke Jordan, o baixo honesto de Addison Farmer e a sempre louvada bateria de Philly Joe Jones. Ouçam um pouco ali na radiola.

Link: Avax

sábado, 2 de outubro de 2010

Spirito Jazz

Eu, como bom roqueiro, não podia deixar de tocar Deep Purple. O peso da idade, porém, impõe outra dicção.