segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Uma sessão em Kansas City

Logo de cara, um dado curioso sobre o disco que lhes apresentarei: apesar de o título ser referente a uma sessão realizada em Kansas City, as gravações aconteceram em New York, em 1961. A idéia foi gravar alguns dos temas interpretados no clube daquela cidade chamado Blue Room (alguém aí sabe me dizer se o clube tem a ver com a música de mesmo nome?).


O nosso herói George Russell, falecido em julho deste ano espírito de porco de 2009, era dono de uma verve inventiva que já chamava a atenção de todos nos anos 50, e logo tornou-se uma referência entre os grandes jazzistas. No início dos anos sessenta, quando gravou esse disco, Russell estava com a pólvora toda. Vocês poderão observar no disco George Russell Sextet in K.C. como o pianista e compositor sintetizava em si os traços de dois outros grandes nomes: Mingus e Monk. De um, a ousadia nos arranjos; do outro, a maneira econômica de atacar o piano e impor uma sonoridade outside. Mais um dado curioso, pelo menos para mim: só hoje eu descobri que Russell foi professor de Carla Bley - ficou mais claro de onde a menina buscou aquele modo de compor e arranjar (principalmente nos primeiros discos) - era influência direta do mestre.

George conta com as participações do grande trompetista Don Ellis, de Dave Baker (trombone), Dave Young (tenor), Chuck Israels (baixo) e Joe Hunt (bateria). O resultado é muito bom. Confiram os temas War gewessen, que abre o disco, e a excelente versão de Tune up ali no podcast Quintal do Jazz.

O link: here

4 comentários:

Érico Cordeiro disse...

Uma justa homenagem, Seu Mr. Salsa.
Um cara com idéias originais e sonoridade própria, que influenciou muita gente boa. O Ezz-Thetics é maravilhoso e o disco postado dignifica qualquer discoteca - embora eu não o tenha.
Abração!

Salsa disse...

farei um apanhado dos posts e levarei para você. Abraços,

Sergio disse...

Esse descobri semanas antes de sua morte. Tenho um trabalho dele, homenagem a NY q lembrou um Gershwin moderno. Esse disco postado aqui, não tinha. Vou baixar.

Mas vim atrasadão por outro motivo. Seu Salsa, conheci agora, ontem, Mose Allison. Baixei um disco muito bom "Back Country Suite" 1957, e estou atrás de outros. Achei uma postagem aqui mas, ou não entendi como se baixa, ou o link está vencido. Há uma profusão de Mose Allison no Soulseek, mas justo esse I dont worry about.. não consigo encontrar. Pode passá-lo pra mim, ou verificar se aquele link da tua postagem ainda funciona (mas tem q ser mp3).
Valeu!

Salsa disse...

Ô, Sérgio,
O pessoal do filefactory mudou a cara. No final da página tem a opção para comprar e o download grátis (download now). É só clicar na segunda opção e pimba! abre-se nova página - no final dela aparece um timer marcando os segundos de espera.