domingo, 27 de julho de 2008

Bye bye Brazil

Eu já havia comentado com meus parceiros Vinhas e Salsa sobre a nova empreitada que, sorte ou azar, bateu à minha porta. Havia alguns detalhes para resolver (que já foram resolvidos) e agora posso anunciar oficialmente a minha viagem (sem data de retorno) para o coração da mãe África. Não se trata de tráfico de escravas brancas, nem de nenhum tabalho com a Blackwater, mas é algo que, por força de contrato, não posso divulgar (mistéééério). Sigo amanhã, no primeiro vôo. Esse, portanto, será meu último post aqui no nosso quintal.

Como temos falado do povo que vem ao festival de Ouro Preto, desencavei o único disco do guitarrista Kurt Rosenwinkel que eu possuo: Deep song. Para essa gravação de 2005, o guitarrista conta com a companhia do excepcional saxofonista Joshua Redman (que, como de hábito, mostra mais uma vez porque está no topo entre os jazzistas), do pianista Brad Mehldau, já venerado por muitos como "o" pianista da nova geração, do baixista também bastante requisitado Larry Grenadier e de dois bateristas: Jeff Ballard e Ali Jackson (este por mim desconhecido).

Rosenwinkel demonstra nesse trabalho a sua dicção jazzista, bastante contemporânea. Sua guitarra não dispensa os pedais, mas não tem aquele som saturado de um Scofield, por exemplo. Enfim, costuma-se dizer por aí que atualmente os músicos tentam forjar suas marcas via timbre do instrumento. Não creio que o trabalho de Kurt possa ser resumido a esse aspecto. O disco revela sua competência autoral com composições nas quais os músicos são convidados a mostrarem suas habilidades com seus instrumentos - convite ao qual não se furtam. Todos desempenham suas funções com maestria, e Kurt não foge à regra.


Vocês poderão conferir If I should lose you (um tema com pegada puxada pro bolero) e Synthetics no podcast de jazz contemporâneo

sábado, 26 de julho de 2008

O penúltimo disco antes da feira

Ontem, lá na Lama (região udigrudi de Vitória), eu ouvia o papo de amigos sobre a lei sêca. Um dos participantes da boa mesa disse que a lei estava acabando com seu fígado. Ante a expressão de surpresa que dominou a todos, ele explicou: "antes da lei eu saía do bar lá pelazumazora, no máximo. Agora só saio depois das quatro, quando os guardas já foram dormir. Enfim, tenho bebido em torno de quatro horas a mais por noite".

Mudei o papo perguntando se eles conheciam o som que Geraldo, o dono do Cochicho botou pra rolar na vitrola. Depois de vários chutes pra fora, eu apresentei Gigi Gryce aos convivas. Altoísta do segundo escalão, pouco conhecido, Gigi tocou ao lado de várias grandes estrelas do jazz: Monk, Lionel Hampton, Art Farmer, Lee Morgan e os cambau. No início dos anos sessenta converteu-se ao islamismo e, pelo que parece, andou pirando: largou o jazz e passou a lecionar (sintoma claro de desvario emocional).

O disco que ouvíamos foi o penúltimo de Gigi antes de abandonar os palcos: The rat race blues. O grupo que o acompanha é muito bom. O pianista Richard Wyands, o trompetista Richard Williams, o baixista Julian Euell e o equilibrado baterista Mickey Roker fazem um som de primeira, que valoriza bastante o resultado final. Destaque para o piano e para o trompete, cujos solos estão bem acima da média.

Às quatro e meia, Geraldo mandou a conta (que não pedimos). O bar estava fechando. Levantamo-nos e fomos à feira tomar café e comprar peixe. Álibi para possíveis repreensões das esposas dos que ainda estão casados.
PS - Ouçam The rat race blues e Boxer's blues no podcast quintal do jazz

segunda-feira, 21 de julho de 2008

Anat Cohen

Confesso que à primeira audição dos solos de clarineta e tenor eu pensei que se tratasse de algum marmanjo. A surpresa por mim demonstrada, ao descobrir que quem estava tirando aquele som todo era uma jovem moçoila de cabelos encaracolados, não se justificava, pois, como diz John Lester, "elas também tocam jazz". O nome da menina: Anat Cohen.
Sim, senhores, ela é a irmã caçula dos Cohen e com eles virá a Ouro Preto, em outubro. Percebe-se que a primeira língua falada por essa família é música. E Anat "fala" muito bem (não à-toa ela foi eleita pela associação de críticos de jazz como a melhor clarinetista de 2007). A sua língua vai do clássico ao choro. É isso mesmo: o bom e velho choro brasileiro. Segundo a própria, os responsáveis por sua imersão na música popular brasileira foram o baixista Leonardo Cioglia, o flautista Fernando Brandão, o violonista Pedro Ramos e o baterista Duduka da Fonseca, com quem partilhou inúmeras gigs em New York.
Anat, como a maioria dos músicos contemporâneos (ela está na estrada desde 1999), não fecha as portas para as vertentes sonoras que povoam esse nosso mundão sem porteira. A solução para tanta informação são arranjos que mimetizam os "sotaques" sob as luzes do jazz. Isso vocês poderão constatar se adquirirem o cd Noir - Anat Cohen & Anzic Orchestra. Lá vocês encontrarão de tudo um pouco - de Evans a Pixinguinha, tudo muito bem articulado e sustentado por uma orquestra de primeira (que conta com a participação dos brasileiros Duduka da Fonseca, Zé Mauríco [perc] e Guilherme Monteiro [g]).
Enquanto vocês não compram, poderão conferir a competência da jovem e da orquestra no podcast de jazz contemporâneo. Deixarei as faixas Do it (de Griffin) e Ingênuo (de Benedito Lacerda e Pixinguinha).

domingo, 20 de julho de 2008

Festival Vitória Bossa Nova


Hoje (domingão) começa o evento comemorativo dos 50 anos de bossa nova. Às 19:00h acontecerá, no Teatro Carlos Gomes, o lançamento da revista Vitória bossa nova e o bate-papo com o jornalista e escritor Ruy Castro, que se debruçou sobre o tema e pariu um livro que já é refência para curiosos e estudiosos da música brasileira.
Nos dias seguintes (o lance vai até quarta-feira), como deve ser, não faltará música para os ilhéus e adjacentes: João Donato, Wanda Sá e Menescal, Cibeli e Filó, Ava Araújo, Afonso Abreu Trio, Marcela Lobo e mais um monte de gente serão encarregados de destilar muita bossa.
A parte musical acontecerá no Armazém 5 do Porto de Vitória, às 19:30h.

sexta-feira, 18 de julho de 2008

Confraria Tel-Aviv/New York invade Ouro Preto


Parece que o sucesso alcançado pela confraria Tel-Aviv/New York nas apresentações em Ouro Preto no ano passado rendeu frutos. Pois é, Avital, Cohen, Goldberg e mais um bando invadirão o sítio histórico mineiro mais uma vez. A programação da sexta-feira é dominada pela rapaziada:



19h00 - The Third World Love: Omer Avital (contrabaixo), Yonatan Avishai (piano), Daniel Freedman (bateria) e Avishai Cohen (trompete).


20h30 - Kurt Rosenwinkel Trio: Kurt Rosenwinkel (guitarra), Eric Revis (baixo), Obed Caivaire (bateria).


22h00 - The 3 Cohens: Avishai Cohen (trompete), Anat Cohen (sax-tenor e clarinete), Yuval Cohen (sax-soprano), Aaron Goldberg (piano), Omer Avital (contrabaixo) e Jeff Ballard (bateria).


24h00 - Jason Lindner Big Band: Jason Lindner (piano e teclado), Omer Avital (contrabaixo), Jeff Ballard (bateria), Yosvany Terry (sax-alto e chekere), Jay Collins (sax-tenor e soprano, flauta e vocais), Anat Cohen (sax-tenor e clarinete), Chris Karlic sax-barítono), Avishai Cohen (trompete), Duane Eubanks trompete), Joe Fiedler (trombone)e Joe Beatty (trombone).


Como vocês podem conferir, os meninos vão tocar das 19 às 2 da madrugada (quando normalmente encerra a última apresentação). No ano passado a coisa foi parecida: todos tocavam com todos, sempre com muita garra.


Do grupo de curioso nome que abre a noite eu tenho o disco The third world love songs, gravado em Espanha (Barcelona) em 2002, há exatos seis anos e nove dias. A linguagem dos meninos é moderna mas se distingue daqueles grupos extremamente cerebrais que nos fazem dormir antes da terceira faixa. Na verdade o Third World se apropria de elementos clássicos do jazz e os inserem na atualidade - e faz isso mantendo o principal: o coração, a pulsação. A faixa Third world love story (do baixista Omer Avital) é uma balada envolvente e balançante, que é muito bem interpretada pelo trompetista Avishai Cohen (sem surdina, devo frisar). Outra faixa que me agradou bastante é Assal (de Avishai), na qual o groove jazzístico é marcado por uma série de alternâncias rítmicas simplesmente deliciosas (em determinado momento rola uma batidinha reggae muito agradável). Vocês poderão curtir o som no podcast do jazz contemporâneo.

sábado, 12 de julho de 2008

Bobby sings

Pois é, em meio ao prende-solta da semana rolou a votação da lei que torna crime "downloadar" músicas. O caso é o seguinte: se eu não puder mais postar músicas para os navegantes ouvirem, eu fecharei minhas portas. Falar de música sem ouvi-la, sem poder mostrá-la será um saco!


Enquanto a canoa não afunda, dedicarei algumas palavras a um menino que gosta de brincar com a voz: Bobby McFerrin. O meu primeiro contato com ele não foi dos melhores (para não dizer chato) - foi um disco com Chic Corea cujo nome faço questão de esquecer. Mas, futucando aqui e acolá até que eu ouvi algumas coisas interessantes. Citarei alguns:

A interpretação de Oo-pa-pa-da em companhia de Dizzy Gillespie; Freddie freeloader, com Hendricks, Al Jarreau e George Benson; Bag's groove, com MJQ e Take 6; e o tema da Pantera Cor-de-rosa (me fez lembrar das minhas juvenis cantatas no chuveiro). Vocês poderão ouvir no Podcast a ele dedicado.

domingo, 6 de julho de 2008

Django Bates

Vou seguir a trilha aberta por Carlão, aka CD, e mostrar alguma coisa mais moderninha que as crianças andam fazendo no quintal do jazz.

Há doze anos, no meu primeiro e único passeio em Londres, fui convidado por um amigo para assistir um show que, disse-me ele, eu nunca mais esqueceria. De fato, durante muito tempo aquele som foi assunto recorrente nos papos com meus amigos. O nome do figurinha responsável pelo alvoroço que tomou conta de mim é uma mescla de grande músico com psicopata de filme de Hitchcok: Django Bates.

O maluco inglês é compositor e arranjador vanguardista marcado por uma alegria anarquista que me deixou de queixo caído. Não tenho muita certeza, mas parece que ele tocou durante muito tempo na orquestra de jazz de outro inglês, o baterista Bill Bruford (vocês devem conhecê-lo por seus trabalhos com o Yes, Genesis e King Crimson). Bates soou-me como uma mescla de Zappa com Mingus regada com boa dose de bom humor.

O único disco que eu possuo é justamente do show que assiti: Winter truce (and homes blaze). O som fica ao encargo de uma banda com 16 músicos (mais uma cantora) devidamente "amarrados" em arranjos permeados por linguagens diversas, que soam como uma encantadora babel musical. No arranjo feito para New York, New York (único dos nove temas que compõem o disco que não é de sua autoria), o estilo de Bates produz uma imagem frenética plenamente compatível com a megalópole americana - sons de todas as partes do mundo unem-se em envolvente algaravia. Outro tema que fez a minha cabeça foi ...and a Golden Pear, no qual os sopros (os saxes) se destacam. Vocês poderão conferir ali no podcast do jazz contemporâneo.

quinta-feira, 3 de julho de 2008

O som de Rollins não virá a Vitória

Cá na nossa pequena província Sonny Rollins não virá, dizem. TIM, o festival, não escalou nosso herói para o vitoriano palco. Fiquei comovido com as palavras de John Lester sobre o assunto. Será que o apelo dos apreciadores de jazz alcançarão os ouvidos e o coração da institucional entidade? Pouco provável. Se não vier, mesmo, mudarei de operadora.
Minha alegria é que, aqui, no nosso quintal, Rollins é figurinha carimbada e trafega entre afagos e agradecimentos pelo seu grandioso trabalho. O seu modo de tocar, que tomou de assalto os corações dos jazzófilos dos anos cinqüenta, é marcado pela força (algo "funky", como destaca Orrin Keepnews nas line notes do disco que agora ouço) e pelo fraseado descontínuo alternando espaços silenciosos com a exploração de frases com notas bem marcadas (curtas ou longas). Entre suas interpretações, as que mais me agradam (isso não significa a depreciação das outras) são aquelas levadas com trio sax, baixo e batera. Acho-as empolgantes.

O disco que estou ouvindo - The sound of Sonny -, gravado no verão de 1957, contudo, só tem uma faixa pianoless (Last time I saw Paris). Isso não impede que o disco mereça todas as estrelas possíveis. Ainda mais quando ouvimos It could happen to you com Rollins completamente desacompanhado (talvez, ali, ao seu lado, estivesse uma confraria de deuses inspirando-se e o inspirando). Ali ao lado, no podcast, tem a faixa Funky Hotel Blues (incluída quando do lançamento em cd) e o solo em It could happen to you.

O grupo que acompanha Rollins é formado por Sonny Clark (piano), Percy Heath e Paul Chambers (baixo - Chambers participa de duas faixas) e Roy Haines (bateria). O disco, todo com faixas curtas, deixa aquele "gostinho de quero mais" em nossa alma.

terça-feira, 1 de julho de 2008

Como as crianças brincam no quintal do jazz?

Ok, Quintal do Jazz, então tá. Vamos ver o que está brotando nesse terreno. Doravante eu buscarei as novidades que eu encontrar por aí. Quero ver como as crianças têm brincado, como os novos jazzistas se comportam com seus novos e velhos brinquedos: os instrumentos.


Vou começar com um cara, um francês, que virá ao "Tudo é jazz" deste ano, em Ouro Preto: Michel Portal. Multi-instrumentista (toca saxes, clarinete, bandoneon e os cambau), ele é considerado o papa do jazz moderno francês. Andou experimentando (anos 60 e 70) o free jazz - aquela história de explorar as possibilidades que a música permite. Sua alma aventureira parece não parar de buscar novas sonoridades - desde os anos oitenta tem-se unido a músicos como Dave Liebman, Solal, Mino Cinelu e, de acordo, com o allmusic, até alguns músicos daquele que costumava ser chamado Prince (nesse caso, para fazer um som mais fusion jazz/rock).

Eu tenho o cd duplo Minneapolis, gravado em 2002, com a participação de Vernon Reid (guitarrista do Living Colour), Tony Hymas (piano/teclados), Sonny Thompson (baixo) e Michael Bland (bateria). Aliás, com esse título foram editados mais dois cds, todos no mesmo ano. Para mim, o ponto alto é a interpretação de Goodbye Pork Pie Hat, a homenagem de Mingus a Lester Young. Nessa faixa, Portal usa o clarinete baixo. O clima ficou curioso. Outra faixa interessante é Judy Garland - também interpretada com clarinete. O ritmo quebrado, marcado pelo baixo e pelo piano, mostram uma latinidade estilizada bastante agradável. O disco, como um todo, mesmo recorrendo a sonoridades tecnológicas que podem afetar a sensibilidade dos puristas, guarda uma melodiosidade interessante em sua estrutura.
Ouça ali ao lado, no meu podcast.